segunda-feira, 3 de agosto de 2015

PIXULECO  , UM MORDAZ NEOLOGISMO

A grandeza de uma nação não se  afere , propriamente ,  pela extensão de seu  território , nem muito menos pela riqueza haurida acima ou abaixo do  seu solo . Isto representa pouca valia  , posto que , se quantifica tal butim ,  em valores perecíveis , tipo moedas de metal ou papéis voláteis ,  potenciais causadores de males de uma  civilização hedonista , sobejamente conhecida por todos  . Um país para se alçar além do rés- do – chão deve primar por valores imateriais  , imperecíveis ,  que muitos acreditam hoje ,  infelizmente ,  fora de propósito . Como conviver  , de modo salutar  com educação cidadã , estrito respeito a seus semelhantes , retidão de caráter , rigoroso  senso de justiça , desapego a bens materiais , num mundo virado de ponta – cabeça ? . Que seja isto uma inocente  utopia , vá lá , mas nossos filhos , os filhos de nossos filhos e a imensa multidão de peregrinos que pelejamos pelas estradas poeirentas desta  vida , estamos a necessitar de uma  quimera .
Este povo  , lindo e trigueiro , ordeiro , pacato e bom ,  se encharca de um imenso sentimento de vergonha e impotência , com a banalização do mal , vinda de onde não devia , oriunda  da classe dirigente de uma nação , conspurcada e humilhada , a espera de um milagre que teima em demorar . Só que paciência tem  limite ! .  
“ Se o povo for conduzido apenas por meio de leis e decretos impessoais e se forem trazidos à ordem apenas por meio de punições , ele apenas procurará evitar a dor das punições , evitando a transgressão por medo da dor . Mas se ele for conduzido pela virtude e trazido à ordem pelo exemplo e pelos ritos em comum , ele terá o sentimento de pertencer a uma coletividade e o sentimento de vergonha quando agir contrário a ela e , assim , bem se comportará de livre e espontânea vontade “ . Confúcio ( século V  a. C . ) .

O neologismo “ pixuleco”  significa o mesmo que propina ,  no baixo mundo da corrupção .

Nenhum comentário:

Postar um comentário