sexta-feira, 21 de agosto de 2015

UM CASO DE PSICOSE  PUERPERAL ?


Uma jovem puérpera de 21 anos  , residente em Nova York , nos Estados Unidos ,  está sendo acusada de atirar pela janela de seu apartamento , de uma altura aproximada  de 12 metros , seu filho , um recém- nascido de 3 semanas de idade , provocando sua morte por politraumatismo . A infeliz mãe relatou às autoridades que a criança estava possuída por “ um espírito maligno “ . Tal fato ocorreu no dia 07 de agosto de 2015 .
Um Promotor de Justiça  ,  assim se pronunciou sobre a ocorrência : “ Trata – se de um caso verdadeiramente horrível e perturbador de uma mãe acusada de matar um indefeso bebê “ .
Episódios de tal ordem  , não raro , aparecem em toda parte do mundo  , carregando choque , revolta e pesar . Em paralelo ao inquérito policial , e , tão importante quanto , faz – se  de bom alvitre , uma avaliação médica com fins de detectar distúrbios psiquiátricos característicos  do puerpério . Isto pode mudar algo no inquérito ? . Pode mudar tudo , simplesmente ! .  
Vejamos  ,  de forma resumida as principais mudanças psiquiátricas  evidenciadas no  puerpério:
  1. . Blues Maternity  : trata –se de um quadro de depressão leve caracterizado por choro fácil e tristeza , sem causa aparente .  Resolve – se tal achaque  , quase sempre , dentro de duas semanas do puerpério  e sem necessidade de prescrição de fármacos antidepressivos . Acomete  cerca de 60 % das puérperas .
  2. . Depressão pós – parto :  instala- se um quadro de humor depressivo , com perda de prazer nas atividades habituais , dificuldade para se concentrar e raciocinar  , além de  ideias  recorrentes de morte . Pode ocorrer agitação ou inibição  psicomotora .  Faz – se necessário acompanhamento  psicológico , tratamento com psicofármacos antidepressivos , e , ás vezes , a aplicação de eletroconvulsoterapia (ECT ) .
  3. . Psicose Puerperal  : a forma mais rara e grave de distúrbios psiquiátricos relacionados a gestação . Aparecem 2 casos a cada 1000 nascimentos . A paciente mostra humor exaltado e lábil , comportamento desorganizado , e , principalmente , episódios graves de delírio ou alucinações . Abre – se uma perigosa oportunidade para atitudes drásticas como o suicídio e o  infanticídio .

Sobre o relato em epígrafe  , convém analisar , cercando –se de todos os cuidados possíveis  , as reais  e verdadeiras causas de tão infausto acontecimento . Tratando – se de um caso de Psicose Puerperal  , um tratamento com especialistas na área de saúde mental  pode devolver a infeliz criatura a uma convivência plena na sociedade .

Nenhum comentário:

Postar um comentário