segunda-feira, 25 de maio de 2015


A AURORA DA MEDICINA CIENTÍFICA
Sob a égide da bondade  , a medicina é o saber da época aplicado à arte de prevenir , aliviar e curas moléstias . Para se  poder elaborar um raciocínio médico no limiar da história , a antiguidade , era preciso que os médicos se libertassem da ideia de que as enfermidades fossem resultado da intervenção direta de entidades sobrenaturais , como deuses ou demônios . No século V a. C.  acontece na Grécia um desses momentos históricos em que o pensamento toma vulto e se liberta de crenças passadas , em que , após séculos dominados pelos guerreiros e pelos portadores dos dogmas religiosos , a prosperidade econômica trazida pelo comércio com países estrangeiros estimula não apenas a procura de novos mercados como também a curiosidade intelectual , a capacidade de por em questão as ideias feitas ; tanto mais que os viajantes relatam que em todas as regiões do mundo há deuses e cultos diferentes .
O que caracteriza o “ milagre grego “ deste século V a. C. é a fé na razão ( o logos ) e a fé no homem ( o antropocentrismo ) :  “ De todas as maravilhas existentes na terra , o homem é seguramente a mais admirável “ . Inova- se em todos os domínios e floresce a civilização ocidental  . Em Atenas faz-se a construção do Partenon , representam –se as tragédias de Sófocles e Euripedes , as comédias de Aristófanes . Os filósofos  , Sócrates , Platão , Aristóteles ,  Heráclito  de Éfeso  , Parmênides , repensam o mundo ;  geômetras e matemáticos demonstram a força do espírito ; os historiadores e viajantes , Tucídides e Heródoto , dão ao mundo uma dimensão temporal e espacial ( Tubiana , M. , 1995 ) .
Como ocorreu com suas divindades ao migrarem para a mitologia  romana , assim vieram para a Grécia as criaturas do fabulário egípcio . Pelas afinidades dos seus atributos  não é difícil correlacionar Ápis , Serápis , Ísis , Osíris e Thoth , respectivamente , com Apolo , Minerva ,  Hermes , Orfeu e Asclépio . Este último  , divinizado através doa cânticos do poeta Homero , propiciou por sua fama , o surgimento de templos , os asclepiones , espalhados em várias cidades gregas como , Cnido , Cós e Epidauro e uma porção de seguidores médicos , os asclepíades .
Para Hesíodo  , a origem de Asclépio ou Esculápio para os romanos , dá –se como fruto da paixão avassaladora do deus Apolo pela bela mortal Corônis . Esta fora prometida  em casamento a seu primo Ísquis . Ao saber daquele compromisso pela voz de um corvo  , ave cujas penas até então eram brancas , Apolo o castigou tornando –o de cor negra e dando – lhe o fadário    de vulto de mau agouro . Ártemis  ,  solidária com o irmão , condenou Corônis  ao fogo . Apolo vendo Corônis ardendo na  pira , de pronto , retirou seu filho do ventre materno , logo entregando- o aos cuidados do Centauro Quíron . Deste  , Asclépio aprendeu as artes médicas , desvendou o segredo das virtudes curativas das plantas e o uso dos ferros na cirurgia. Reza a lenda que Asclépio teve vários filhos , dentre eles , Macaon ( ligado a cirurgia ) , Podalírio ( relacionado à clínica ) , Higéia ( relacionada a Higiene ) e Panacéia ( associada à cura de todos os males ) .
O caduceu ou vara de Esculápio chegou a ser o símbolo da profissão  médica . Os dicionários descrevem um símbolo como “ tudo aquilo que , por um princípio de analogia , representa alguma coisa . Aquilo que , por sua forma e natureza , evoca , representa ou substitui , algo abstrato ou ausente “ .
Assim, a balança é o símbolo da justiça ( Diké ) ; o sol ( Helios ) representa a vida ; a cruz representa o cristianismo . Consta o bastão de Esculápio de um cajado com uma serpente em sua  volta .  A serpente desde os tempos babilônicos esteve relacionada com a  cura . Esta para ocorrer exige uma transformação do doente  , tal como a mudança de pele da serpente . Não há que se confundir com o caduceu de Hermes que representa o deus Hermes ( grego ) ou Mercúrio ( romano ) , onde duas serpentes envolvem o cajado , portando duas asas .  Acresce que  , o deus Hermes representa o comércio , a contabilidade e os negociantes , o que , teoricamente nada tem a ver com o exercício da medicina . Ou será que  tem ? .  Bem  , não deveria ter ! .

Um comentário:

  1. Prezado Eleutério,
    Obrigado pelo exemplar de "Um Mar de Saudades... ", de sua autoria, que você me enviou. Lerei com todo prazer. A MPB é uma das coisas que me fascina.
    Também sou blogueiro.
    Vá para: http://blogdopg.blogspot.com.br/
    É o endereço eletrônico do meu blogue EntreMentes. Acessando-o, na seção Home Blogs, você encontra links para outros blogues que publico.
    No Linha do Tempo, atualizei a postagem "Médicos blogueiros no Ceará" (http://gurgel-carlos.blogspot.com/2013/03/o-despertar-de-um-blogueiro.html) com a inclusão do seu blogue, As Trilhas da Vida.
    Um abraço.

    ResponderExcluir