segunda-feira, 4 de março de 2024

 Envelhescência - Um novo porvir

Um dia , percebemos que a idade nos alcançou . Nada de desespero . O passar do tempo nos diz que chegou uma idade diferente , com sombras e luzes , fraqueza e força . Velhos , apenas se deixarmos de evoluir , se jogarmos fora o nosso ideal . Nascer , é uma possibilidade , viver é um risco , envelhecer , contudo , é um privilégio.
O que há de interessante numa vela ? Não é a cera nem o pavio . É a chama . Quer a vela seja seja nova ou esteja acabando , a chama é a mesma , produz o mesmo calor e a mesma luz . Assim , também o que importa no ser humano não é apenas o seu corpo , perecível e mortal , mas sua inteligência, seu ser , o mesmo do nascimento à morte . A capacidade, o desejo de viver , alteram - se conforme a idade , mas não têm idade .
A velhice não é a idade de ouro , nem são os anos de chumbo . Se no olhar dos jovens se vê a chama , no olhar dos velhos se vê a luz .
" Meu Deus, vem substituir em mim
Tudo o que está me faltando pouco a pouco,
Á medida que envelheço .
Minhas forças, substitui por mais amor ,
Por um dom mais simples ,
Mais delicado , de mim mesmo.
Meu ímpeto, meu entusiasmo ,
Substitui por teu sorriso .
Tu , tão bom para todos ,
Que sabes ouvir o que pedem os outros ...
Ajuda - me , não só a suportar e a compreender os outros , mas a interessar - me por seus projetos .
Minha memória, faze com que ela me permita
Lembrar - me do que há de melhor ,
Do que houve de mais bonito em minha vida ,
A fim de partilhá- lo com os outros ...
Minha vontade , que é fraca , talvez ,
Faze que se dobre aos desejos razoáveis dos que me cercam .
Que minha fé se irradie , discretamente, pelo exemplo ...
Minha inteligência, faze que aceite com humildade
Saber - se menos ativa , menos rápida,
Mas que se aplique sempre a procurar- te , a conhecer - te e a penetrar - me nas promessas da eternidade que fazes a todos os que procuram a ti .
Senhor meu Deus , faze que eu seja capaz
De desapegar - me , de esquecer - me ,
De dar - me , contigo e por ti . Amém. ( Cardeal Villot ) .
Foto que ilustra o texto : o anoitecer na Praça Rogério Froes , em Fortaleza .
Pode ser uma imagem de iluminação
Todas as reações:
Augusto Cesar Benevides, Sheylane Martins e outras 22 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário