segunda-feira, 18 de março de 2024

 Colégio Castelo Branco : Um Passado Presente

A Avenida Dom Manuel , na Loura Desposada do Sol , tem sua origem na Igreja da Prainha , no Cristo Redentor , e rasga o ventre da Aldeota , até, abruptamente , findar no Bairro de Joaquim Távora . Fartamente arborizada com Ficcus benjamin, próximo a rua Costa Barros , dava aconchego ao Colégio Castelo Branco , da Arquidiocese do Ceará, sob a firme direção do Padre Jorjelito Cals de Oliveira :
Um nobre educador cearense que se assessorava de um grupo coeso de mestres de batina e de leigos .
Na cátedra de Português e Latim , figurava o Padre Jonas Barros , uma ótima figura que ao perder a paciência com suas juvenis ovelhas , disparava uma rajada de " nomes feios " para o gáudio da galera .
Padre Hortêncio, mestre de História Geral , era um gigante que erguia a mesa do chão quando se exaltava com a peraltice de algum aluno .
Padre Gerardo , professor de Geografia , sempre um cigarro no canto da boca , com as mãos nos bolsos da puída batina , e levava a aula passeando de um lado para o outro feito um leão numa jaula .
Padre Jessé , professor de Inglês , um tipo estrambótico, que ao ser tocado por algum aluno , imediatamente , limpava o local , viasando espantar algum germe afoito .
Do plantel de mestres leigos , realçamos as nobres figuras :
Professor Muller , de Francês , um tipo urso branco , meio brusco , as vezes .
Professor Tarcísio, de Matemática , com bigodinho ralo , e uma didática , um pouco clara .
Professor Agnelo , de Desenho e Artes , que em algumas ocasiões me encaminhou , delicadamente , para a direção do colégio .
Professor Iago Ferreira do Vale , de Química , ótima criatura , médico , irmão de uma folclórica figura do futebol cearense , o árbitro Iran do Rádio .
Professor Guilherme Elllery, de Matemática , um jovem mestre , educado e amigo , principiando à época , uma vitoriosa carreira no magistério.
Professor José Eleutério da Costa , de Matemática, meu tio , e um grande ser humano .
Professor Américo Medeiros , de Física , possuidor de uma ótima didática .
Professor Wilson Viana , de Física, com larga experiência em cursinhos pré - vestibulares , mostrava - se cheio de artimanhas de ensino .
Professor Serra , médico , uma nobre figura humana que sofreu agravos por conta do regime vigente à época .
Professor Martinho Rodrigues Fernando , de Biologia : médico de escol , humanista , intelectual e poeta .
A década de 60 do século passado com o mundo explodindo em novidades :
Golpes de Estado ( Brasil , Chile , Uruguai , Bolívia, Paraguai) ,
Revoluções ( Cubana , Chinesa ) ,
Guerra ( Vietnam) ,
Movimentos de Contestação ( Hippies) ,
Cinema ( Art Nouveau ) ,
Música ( Rock and Roll , Bossa Nova ) , e
Teatro .
Aqui na provinciana Fortaleza , o corpo discente do Colégio Castelo Branco, heterogêneo, contestador , sonhador , muito prometia . Dali saíram jovens para as mais diversas áreas da sociedade . Muitos ainda exercem seus labores , senhores grisalhos da geração Baby Boomers, com olhares perdidos num passado que some nas brumas do tempo , cheios de estórias alegres e tristes para contar .Assim sempre foi o carrossel da vida , e assim sempre será .
Dali partimos para a vida tendo a certeza que o conhecimento é liberdade , liberdade frente à ignorância e seu filho , o medo . O conhecimento, contudo , é uma libertação.
Por fim , uma chamada com gosto de saudade eterna , de alguns queridos companheiros dos bancos de colégio da década de 60 do século passado :
Alberto Machado Filho , Augusto Cesar Benevides , Armando Medeiros , Paulo Roberto Pinto , Paulo de Tarso Ferreira Lopes , José Eleutério Neto , José de Holanda , Marco Penaforte , Sandro Ventura , Francisco Marcus Melo Viana , dentre outros .
Ponto Final !
Nenhuma descrição de foto disponível.
Todas as reações:
Martinho Rodrigues, Dirceu Azevedo Vasconcelos e outras 29 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário