quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

 Mané Garrincha , O Anjo das Pernas Tortas

Para o Pastor de Almas , Dr. Fernando Melo
Mané Garrincha, o Anjo das Pernas Tortas, a Alegria do Povo , um " Carlitos " das canchas brasileiras , um herói dos gramados , e no mundo real , um personagem típico das tragédias gregas , daqueles que a vida abate como gado , sem dó nem piedade. O futebol em sua época representava pura arte, um inocente lazer em que a diversão se achava acima dos cifrões dos grandes negócios.
Hoje o esporte bretão, amiúde comandado por vampiros , põe em campo , jovens moicanos tatuados dos pés à cabeça, desdentados , com frágeis pernas de vidro, caindo em campo , sem graça. Maltratam a " moça gorducha " afeita a só saltitar com o afago generoso de craques de verdade.
Parece que a arte da guerra engoliu o futebol - arte para sempre .
Manoel Francisco dos Santos, dito Mané Garrincha, veio ao mundo fadado a praticar peripécias no dia 28 de outubro de 1933, no distrito de Pau Grande , no município de Macaé, no Rio de Janeiro. Filho de uma humilde família de 15 irmãos. Manoel teve estudo formal precário e incompleto . Integrou aos 15 anos, o elenco do time amador Esporte Clube Pau Grande . Levado por um " olheiro " , realizou testes no glorioso Botafogo de Futebol e Regatas , fazendo de cara , umas graças com um marcador de grande porte , o zagueiro da seleção brasileira , Nilton Santos . Praticamente , Garrincha jogou sua vida inteira no clube da estrela solitária, o Botafogo carioca , e no selecionado brasileiro , pelo qual sagrou - se campeão mundial em 1958 e 1962 .
Cedo Garrincha casou - se com Nair que lhe presenteou com 9 filhas. Em 1968 , Garrincha ajustou - se a um novo relacionamento amoroso , desta feita com a cantora Elza Soares. Do enlace veio ao mundo Garrinchinha , que cedo , aos 9 anos de idade , faleceu afogado em decorrência de um acidente automobilístico. Um outro filho de Garrincha , de nome Ulf Lingberg, nasceu em 1959 , fruto de um fugaz relacionamento com uma sueca , durante uma excursão do Botafogo por aquelas plagas. Mais um filho do " anjo das pernas tortas ", faleceu em Portugal em 1992 , também de forma violenta , em decorrência de um acidente automobilístico.
Garrincha, envolveu - se em séria encrenca por conta da morte de sua sogra , mãe de sua primeira esposa , Nair , num acidente de um veículo conduzido por ele.
Uma tragédia edipiana a perseguir o pobre e genial atleta .
Um Garrincha com excesso de peso, com problemas crônicos no joelho , alcoolista ,sem um acompanhamento psicológico adequado , foi despencando num medonho abismo , atuando em clubes de menor expressão, até findar como um velho urso de circo sendo mostrado em picadeiros mambembes.
Num melancólico final de tarde , chegou a vestir o uniforme coral do Ferroviário Atlético Clube , em Fortaleza, no vetusto Estádio Presidente Vargas, num jogo caça- níquel, onde foi flagrado , prostrado com as mãos na cintura, cabisbaixo , caçando, com um olhar baço, um passado glorioso que lhe fugira por entre as pernas tortas , e o pior , para sempre.
" Sua ilusão entra em campo no estádio vazio / uma torcida de sonhos aplaude - o talvez / o velho atleta recorda as jornadas felizes/ mata a saudade no peito driblando a emoção/ hoje outros craques repetem as suas jogadas/ ainda na rede balança o seu último gol / mas pela vida impedido parou / e para sempre o jogo acabou / suas pernas cansadas correram pro nada / e o time do tempo ganhou/ cadê você, cadê você, você passou / o que era doce , o que não era , se acabou/ cadê você, cadê você, você passou/ no vídeo tape do sonho, a história gravou/ ergue os seus braços e corre outra vez no gramado/ vai tabelando o seu sonho e lembrando o passado / no campeonato da recordação faz distintivo do seu coração / que as jornadas da vida, são bolas de sonho/ que o craque do tempo chutou ".
Mané Garrincha, encerrou , precocemente , seu jogo da vida , no dia 20 de janeiro de 1983 , aos 49 anos de idade. Deixou um encontro marcado com seu amor , Elza Soares , para 20 de janeiro de 2022 . Agora é amor eterno na Manção dos Bons , brilhando juntos às estrelas do multiverso !
Pode ser uma imagem em preto e branco de 2 pessoas e barba
Elmar Pereira, Jandira Cardoso e outras 15 pessoas
5 comentários
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário