sexta-feira, 20 de novembro de 2020

 Cuidar do Homem

" Cuidar do homem.
Cuidar do homem .
Solução, rima, Raimundo,
É chegado o fim de tudo
E o mundo pode acabar.

De tanto ver, fiquei cego;
Surdo de tanto escutar.
Ainda me sinto gente,
Mas não posso respirar.
Tem veneno em toda terra,
Mil fumaças pelo ar.
Não tem pássaro nem bicho,
E monte líquido de lixo
Se tornou água do mar.

Pra quem pensava que Hiroshima, meu amor,
Tinha sido exemplar,
A Bomba N, a de Hidrogênio,
A Bomba Atômica.
Só quem não tem nenhuma simpatia pela raça humana
Pode insistir num desrespeito
Tão flagrante ao direito de existir.
Talvez se esses caras tivessem
Uma bela dama, um amor puro,
Fizessem fama sobre a cama,
Como autores do futuro.
Por isso , enquanto esses dementes
Tomam por amantes bombas e usinas,
Eu canto , eu danço , eu fumo , eu bebo,
Eu como, eu gozo com essas meninas.
E se você vier com essa :
Que sou ingênuo, artista louco...
Digo - Eu concordo.
Eu pinto, eu bordo , eu vivo muito
E ainda acho pouco.
Não faça a guerra , faça o amor.
... E viva a vida e seus instintos no poder da flor."

Letra da canção " Cuidar do Homem ", da autoria de Belchior (1946 - 2017 ) , e que integra o Álbum " Objeto Direto " ,do ano de 1980.
Separado por mais de um século , Walt Whitman ( 1819 - 1892 ) , o poeta norte- americano, considerado como o " pai do verso livre ", enviou uma mensagem amorosa , para os brasileiros, que vem a calhar com os dias sombrios de hoje onde uma " águia de bico adunco", ameaça invadir a Amazônia Verde - Amarelo!

" Bem - vindo sejas , irmão brasileiro! - teu amplo lugar está pronto;
Um sorriso te enviamos do Norte - mãos afetuosas- uma urgente saudação cheia de sol!
( Que o futuro se haja sozinho, onde quer que surjam transtornos e obstáculos,
Nossas, nossas as agruras do presente, o fim democrático, a aceitação e a fé)
Para ti, neste dia, nossos braços se estendem, nosso rosto se volta -
Sobre ti nosso olhar paira esperançoso. "
"Saudações " , da autoria de Walt Whitman.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário