segunda-feira, 19 de outubro de 2020

 Tópicos do Juramento de Amato Lusitano

João Rodrigues, nasceu em Castelo Branco , Portugal no ano de 1551, no seio de uma família de judeus novos. Fez - se médico e adotou o nome de Amato Lusitano. Consta que dominou cerca de 10 idiomas ( português, italiano, castelhano, francês, latim , grego , hebraico, árabe, alemão e inglês) em decorrência de sua inquieta vida peregrina. Escreveu sete volumes de "Centúrias das Curas Médicas ", onde se encontra um Juramento Médico nos moldes daquele clássico de Hipócrates de Cós ( 460 - 377 a.C.).
Amato Lusitano faleceu em 1568 , aos 57 anos , por conta da Peste Bubônica.

"Juro perante Deus imortal e pelos seus dez santíssimos mandamentos , que na minha clínica nada tive mais a peito do que promover que a fé intacta das coisas chegasse ao conhecimento dos vindouros; e para isso nada fingi, acrescentei ou alterei em minha honra ou que não fosse em benefício dos mortais ; não lisonjeei, nem censurei ninguém ou fui indulgente com quem quer que fosse por motivos de amizades particulares; sempre em tudo exigi a verdade; se sou perjuro, caia sobre mim a ira do Senhor, e ninguém mais tenha confiança no exercício de minha arte....

Nunca provoquei a doença; nos prognósticos disse sempre o que sentia. Ao receitar sempre atendi às possibilidades pecuniárias do doente, usando de relativa moderação nos medicamentos prescritos; nunca divulguei o segredo a mim confiado e jamais fiz coisa de que se envergonhasse um médico preclaro e egrégio.
Sempre tive diante dos olhos, para os imitar, os exemplos de Hipócrates e de Galeno, os pais da Medicina. Fui sempre diligente no estudo e por tal forma que nenhuma ocupação ou circunstância, por mais urgente que fosse, me desviou da leitura dos bons autores. Os discípulos que até hoje tenho tido em grande número e em lugar dos filhos tenho educado, sempre os ensinei muito sinceramente a que se inspirassem nos exemplo dos bons; os meus livros de Medicina nunca os publiquei com outra ambição que não fosse contribuir de qualquer modo para a saúde da humanidade.

Se o consegui, deixo a resposta ao julgamento dos outros, na certeza de que tal foi sempre a minha intenção e o maior de meus desejos"

Um Feliz Dia dos Médicos para todos os queridos irmãos de jornada terreal !

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário