quinta-feira, 18 de junho de 2020


Peter Medawar , Nobel de Medicina , 1960
Peter Brian Medawar ( 1915 - 1987 ) , veio ao mundo no Hospital Santa Teresa em Petrópolis (Rio de Janeiro) no dia 12 de fevereiro de 1915. Seus pais foram a inglesa Edith Muriel Dowling e o libanês Nicholas Medawar. O petiz foi registrado na Embaixada do Reino Unido , com fins de se tornar um cidadão britânico nato. Terminou , deste modo com dupla cidadania .
Aos 14 anos de idade , Peter Medawar, segue para fixar , definitivamente, residência em Londres. Aos 17 anos , o jovem Peter foi admitido em Oxford , onde graduou - se em Zoologia . Ali aprofundou seus estudos em biologia médica, descobrindo os mecanismos de tolerância imunológica adquirida e da imunomodulação com corticoides , abrindo possibilidades para os iniciantes transplantes de rim , fígado, pulmão e coração.
Peter Medawar e seu parceiro Frank Burnet foram galardoados com o Prêmio Nobel de Medicina no ano de 1960.
Em 1962 , Peter Medawar , retornou ao Brasil para uma visita de saudade a sua cidade natal , Petrópolis, onde foi alvo de significativas homenagens .
Em 1965 , Peter Medawar recebeu o título de Sir , pela Rainha Elizabeth II.
Em 1969, o nobre cientista, aos 54 anos , foi acometido por um grave Acidente Vascular Hemorrágico, tendo sobrevivido , ainda , por cerca de 18 anos . Em 2 de outubro de 1987, não resistiu a um novo agravo cerebral.
Neste meio termo , Peter Medawar, durante a ditadura do "pai dos pobres" Getúlio Vargas, teve sua cidadania brasileira perdida , por ordem do Marechal Eurico Gaspar Dutra , Ministro da Guerra , por não atender ao chamado para prestar serviço militar obrigatório no Brasil.
Que pena !
Alguns estudiosos atribuem pouco "peso brasileiro" à figura de Peter Medawar, assinalando que ele era mais inglês do que qualquer outra coisa ( Albuquerque , J. L. ).
Uma vez mais a Nação Brasileira passa ao largo do cobiçado Prêmio Nobel outorgado pelo Instituto Karolinska de Estocolmo.
Até quando ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário