terça-feira, 13 de agosto de 2019

 José Eleutério : Meu Querido Pai




No dia 15 de janeiro de 1915, na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, dava bom - dia ao mundo , José Eleutério, que cedo migrou com seus pais para Fortaleza. O petiz José foi buscar conhecimento formal no Colégio Cearense dos Irmãos Maristas. Dali saiu para ganhar a vida num modesto posto de combustíveis localizado na Praça da Sé. Às custas de muito suor e lágrimas, sustentou ao lado de Jurema , minha santa- mãe , seus cinco filhos : Rita , Diana , Stela, Eleutério Neto e Francisco.

Quando a cidade cresceu , levou de roldão, o posto de combustíveis de meu pai. Que pena !A partir de então, meu querido velho morreu vezes sem conta , até a última, segurando minha mão num leito do Hospital Geral de Fortaleza.
José Eleutério, meu querido velho, poderia ter corrido a Europa, França e Bahia : não foi. Poderia promover a expansão de seu comércio: não o fez. Poderia ter esbanjado riqueza: não o quis.
O que quis e fez, com apurado capricho , foi confeccionar com as próprias calejadas mãos, de uma alvura ímpar, amparado pelo anjo Jurema , minha querida mãe, um ninho sólido, imune a tempestades, onde seus cinco filhos cresceram, criaram asas e tomaram um rumo certo neste mundão de meu Deus.
Queridos pais, José e Jurema , seus projetos filiais vingaram por obra e graça de vocês depois de tantos sacrifícios. E agora , seus filhos , humildes, no outono da vida, de braços dados , vivendo uma nova infância, dão glórias ao Senhor por tudo que a vida nos proporcionou. Depois que vocês dois se encantaram , amados pais, plantou - se uma imorredoura saudade entre nós .

Nada não, é por pouco ! Podem preparar um novo ninho , aureolado de algodão , na Mansão dos Bons e dos Justos, sabendo que ainda necessitamos muito de seus regaços e de suas benfazejas companhias.
E por último , mandem suas reconfortantes bênçãos e ,
Até breve !
 — em Praia Porto das Dunas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário