terça-feira, 8 de janeiro de 2019

A Dentista Baiana

"Melhor notícia do que essa é a de ter sido aprovada , na Bahia, uma senhora que fez exame de dentista. Registro o acontecimento com o mesmo prazer com que tomo nota de outros análogos; vai - se acabando a tradição que excluía o belo sexo do exercício de funções, até agora unicamente masculinas. É um característico do século: a mulher está perdendo a superstição do homem. Tomou -lhe o pulso: compreendeu que, se ele fez a Guerra de Tróia, e se serviu quatorze anos a Labão, foi unicamente por causa dela; e , desde que o reconheceu, subjugou - o.
No entanto, se aprovo que as senhoras façam concorrência ao Napoleão Certain, acho perigoso que as outras senhoras entreguem a boca aos dentistas do seu sexo. Em primeiro lugar, há de ser preciso muita e rígida virtude para que uma mulher não despovoe a boca de outra, quando lhe vir uns dentes de pérola, que obscurecem os seus ; em segundo lugar, quem os trouxer postiços arrisca - se a ver o caso denunciado nos mais discretos salões. Imagine - se o caso de rivalidade amorosa ..."
Sintam , senhores, a acidez dessa crônica e o fino humor de quem a construiu. Maldade !Coisa típica de gente nazi - fascista , machista, misógino, tão comum nos dias hodiernos em Pindorama ?
Cruz , Credo !
Pasmem , a dita crônica, no entanto , foi escrita em 30. 06. 1878 , pela magistral pena da maior figura da literatura brasileira, o jornalista , contista , romancista, poeta e teatrólogo Joaquim Maria Machado de Assis ( 1839 - 1908 ).
Na época e nos atribulados dias de hoje , tal crônica permanece incólume compondo o rico mosaico de nossas belas letras.
O tempora ! o mores !

Nenhum comentário:

Postar um comentário