terça-feira, 11 de setembro de 2018



Um Pastor Amoroso / Um Poema Medieval
"Quando eu não te tinha/amava a Natureza como um monge calmo a Cristo/agora amo a Natureza/como um monge calmo à Virgem Maria/religiosamente, a meu modo,como dantes/mas de outra maneira mais comovida e próxima/vejo melhor os rios quando vou contigo/pelos campos até à beira dos rios/sentado a teu lado reparando nas nuvens/reparo nelas melhor /tu não me tiraste a natureza/tu mudaste a Natureza/trouxeste - me a Natureza para o pé de mim/por tu existires vejo - a melhor, mas a mesma/por tu me amares, amo - a do mesmo modo, mas mais /por tu me escolheres para te ter e te amar/ os meus olhos fitaram- na mais demoradamente/sobre todas as cousas/não me arrependo do que fui outrora/ porque ainda o sou " 
O Pastor Amoroso , da autoria de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa
"Eu saúdo a vida , que é como semente germinada/com um braço que se eleva no ar/ e outro sepultado no chão/ a vida que é una, em sua forma externa e em sua seiva interior/a vida que sempre aparece e desaparece/ eu saúdo a vida que vem e a vida que passa/eu saúdo a vida que se revela e a que se oculta/eu saúdo a vida em suspenso, imóvel como uma montanha/e a vida do enraivecido mar de fogo/ a vida , tão terna como o lótus e tão cruel com a centelha/eu saúdo a vida da mente, que tem um lado na sombra e outro lado na luz/eu saúdo a vida da casa e a vida de fora, no desconhecido/a vida repleta de prazeres e a vida esmagada por pesares/a vida eternamente patética, que agita o mundo pra aquietá - lo/ a vida profunda e silenciosa que explode em fragorosas ondas "
Um Poema Medieval citado por Rabindranath Tagore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário