sexta-feira, 28 de abril de 2017

POEIRA DAS ESTRELAS/EU SOU O MUNDO



Faz 13,7 bilhões de anos que irrompeu um ponto de inimaginável densidade prenhe de imensa energia, com o tamanho trilhões e trilhões de vezes menor que a cabeça de um alfinete, explodindo no Big Bang (Fred Hoyle ,1949). Aí emergiu o espaço- tempo e suas partículas primordiais da qual fazemos parte como simples poeiras das estrelas. Ordem e desordem, caos e cosmos, criação e destruição até o fim dos tempos.

“ Vi a gota cair piedosa do ar/cair pequenina sobre o chão sedento/para depois ser o rio turbulento/indo morrer nas convulsões do mar/mas ficou tão saudosa a terra viúva/ardendo em sede, suspirando em mágoa/que o mar lhe devolveu a gota d’água/feita de novo em lágrimas de chuva/assim se impõe uma vontade ignota:/o rio rugidor nasce da gota/para que nasça o mar dos seus caudais/e do mar nascem nuvens inconstantes/que caem de novo em gotas fecundantes/em efêmeras gotas imortais/eu vi a flor vaidosa e a brisa amena/bebendo o orvalho da manhã serena/num idílio sem fim de brisa e flor/mas soprou o tufão depois da aragem/despetalando a rosa na passagem/esmagando-a num sopro arrasador/porém, a terra, a mãe que nunca enjeita/colhe no seio a triste flor desfeita/e clama pelas águas da amplidão/assim renasce a flor, para que um dia/novamente a sacuda a ventania/lançando suas pétalas no chão/alegria que nasce de um pavor!/visão de paz que nasce de uma guerra!/quando ventou, a flor desfez-se em terra!/quando choveu, a terra fez-se em flor!/vi homens junto a um berço de criança!/um murmurava debulhando um terço/outro sorria cheio de esperança -/eram crianças que não tinham berço/vi homens diante de uma catacumba!/estava cada qual mais triste e absorto/choravam todos em redor de um morto/ e eram mortos que não tinham tumba/quantas vezes nasceram e morreram/indo cegos do berço à sepultura!/pois morreram assim como nasceram/na mesma eterna incompreensão obscura!/do Mundo para o Além se dissolveram/cegos a tudo o que aproxima os dois/portanto, não viveram nem morreram/porque jamais seus olhos perceberam/o mistério do Antes de Depois!/sou gota e caio; sou torrente e corro/sou berço e túmulo; em mim nasço e morro/das minhas trevas surge meu clarão/do meu hoje, o amanhã sereno e forte/ ao nascer, ouço ecos de outra morte/ e ao morrer, ecos de outra geração/eu não conheço ausência nem degredo/se, um dia, eu tiver medo, será medo/de mim mesmo, do enigma que sou/ e, se eu fugir de um pavor terrível/será de mim...mas como? É impossível/porque sou tudo e em toda parte estou/eu sou o Mundo!

 Quando vier meu fim/como nasci, eu morrerei em mim/”. (Nemê Kazan ,poeta libanês)


Nenhum comentário:

Postar um comentário