quarta-feira, 28 de setembro de 2016

QUE PAÍS É ESTE?



“Que país é este em que o povo não acredita no calendário eleitoral estabelecido pelo próprio presidente? “
 Assim se expressou o político Francelino Pereira nascido em 2 de julho de 1921 em Angical do Piauí , e que era o presidente da Arena ( partido de sustentação do governo militar ) no ano de 1976 . O general- presidente Ernesto Geisel (1907 -1996)  pleiteava uma abertura política “ lenta , gradual e segura “ para um retorno à democracia no Brasil . Ulisses Guimarães (1916 – 1992) representando o MDB (partido de oposição) queria rapidez no dito processo de ascensão ao poder. Em 01 de abril de 1977, décimo terceiro aniversário do movimento militar,  Geisel presenteou a nação com o fechamento  do Congresso Nacional e em seguida produziu o Ato Institucional número 8  ( O Pacote de Abril) que entre outras “ bondades “ incluía a prorrogação do mandato de presidente , a imposição de eleições indiretas para governadores e a inclusão de senadores biônicos. Tudo isso para manter a roda do carrossel girando a favor da política dos militares.   Francelino Pereira participou ativamente deste engodo. E a expressão “ que país é este ? “ caiu na boca do povo e ficou para a História .
Em 1987 o cantor e compositor Renato Russo (1960- 1996) transformou a frase no refrão de seu rock 
“ Que país é esse ? :


“Nas favelas, no senado / sujeira pra todo lado /ninguém respeita a constituição /mas todos acreditam no futuro da nação/ Que país é esse? /no Amazonas/ e no Araguaia ia, ia /na Baixada Fluminense / no Mato Grosso /e nas Gerais /e no Nordeste tudo em paz/na morte eu descanso/mas o sangue anda solto /manchando papeis/ documentos fieis/ao descanso do patrão /que país é esse?/Terceiro Mundo se for/piada no exterior/mas o Brasil vai ficar rico/vamos faturar um milhão /quando vendermos todas as almas / dos nossos índios num leilão/ que país é esse ? “
Francelino Pereira,  político longevo nascido em 1921( hoje aos 95 anos ) , é bem diferente de Renato Russo ( 1960- 1996 ) , que curtiu turbulentos 36 anos , integrando um seleto grupo dentro da Música Popular Brasileira ( MPB ) que viveu às pressas e” andou caminho errado pela simples alegria de ser “ como : Cazuza (1958 – 1990 ) , Raul Seixas ( 1944 – 1989 ) , Cássia Eller (1962 -2001) e Júlio Barroso (1953 -1984 ) .
 “Coração Selvagem “ de Belchior marca bem esta geração de jovens apressados :
“ Meu bem , guarde uma frase pra mim / dentro da sua canção / esconda um beijo pra mim / sob as dobras do blusão /eu quero um gole de cerveja no seu copo/ no seu colo e nesse bar /meu bem , o meu lugar é onde você quer que ele seja /não quero o que a cabeça pensa ,/eu quero o que a alma deseja/arco – íris , anjo rebelde , eu quero o corpo/tenho pressa de viver /mas quando você me amar ,/me abrace e me beije bem devagar /que é para eu ter tempo, tempo de me apaixonar / tempo para ouvir o rádio no carro /tempo para a turma do outro bairro,/ver e saber que eu te amo /meu bem, o mundo inteiro está naquela estrada / ali em frente /tome um refrigerante , coma um cachorro quente /sim , já é outra viagem / e o meu coração selvagem/ tem essa pressa de viver /meu bem , quando a vida nos violentar /pediremos ao bom Deus que nos ajude /falaremos para a vida : “ vida, pisa devagar meu coração / cuidado é frágil /meu coração é como vidro, como beijo de novela”/meu bem, talvez você possa compreender a minha solidão /o meu som , e a minha fúria / e essa pressa de viver /e esse jeito de deixar sempre de lado a certeza /e arriscar tudo de novo com paixão /andar caminho errado pela simples alegria de ser /meu bem ,vem viver comigo /vem correr perigo /vem morrer comigo /talvez eu morra jovem, alguma curva no caminho /algum punhal de amor traído /completará o meu destino /meu bem , vem viver comigo / vem correr perigo / vem morrer comigo /meu bem , meu bem , meu bem / que outros cantores chamam baby “ .




Nenhum comentário:

Postar um comentário