sexta-feira, 9 de setembro de 2016

LEMAÎTRE: CIÊNCIA E RELIGIÃO

Georges Édouard Lemaître ( 1894- 1966 ) nasceu em 17 de julho de 1894 na localidade de Charleroi ( Bélgica ) . Seu pai era médico e lhe proporcionou uma educação primorosa. Lemaître desde cedo manifestou pendência para o estudo de ciências e religião. Não foi, propriamente, um padre que se apaixonou pela ciência, nem um cientista que se tornou sacerdote. Em 1911 iniciou um curso de engenharia que foi interrompido pela Primeira Grande Guerra Mundial de 1914. Serviu no exército belga como oficial de artilharia e neste período mostrou interesse por física e matemática. Retornou a Louvain com fins da obtenção de um doutorado e terminou por ingressar no seminário de Malinas onde foi ordenado sacerdote em 1923.
Lemaître estudou astrofísica em Cambridge, na Inglaterra, e no Instituto Tecnológico de Massachusetts, nos Estados Unidos. Doutorou-se por esta instituição em 1927. Voltou em seguida para a Bélgica onde exerceu o ensino de astrofísica na Universidade de Louvain .
Ainda em 1927 Lemaître deu início as suas teorias de cosmogonia aplicando os recentes conceitos de um universo em expansão oriundos de estudos de Hubble, sob as fugas das galáxias . Daí surgiu a ideia do “ ovo cósmico ou superátomo “ que conteria toda a matéria do cosmo. Este explodiu dando origem ao universo com as fugas das galáxias. De inicio as teorias propostas por Lamaître confrontaram – se com aquelas defendidas por Einstein onde este acreditava que tal teoria poderia favorecer às ideias religiosas acerca da criação. Tempos depois o grande Einstein acataria a teoria do universo em expansão e seguiria junto com Lemaître e outros cientistas . Em 1960 Lemaître foi nomeado presidente da Academia Pontifícia de Ciências em Roma até 1966 quando ocorreu o seu falecimento .
Em 10 de setembro de 1936 num congresso em Malinas assim se expressou Lemaître :

“ O cientista cristão deve dominar e aplicar com sagacidade a técnica especial adequada a seu problema . Tem os mesmos meios que o seu colega não crente . Também tem a mesma liberdade de espírito , ao menos se a ideia que se faz das verdades religiosas esta à altura de sua formação científica .Sabe que tudo há sido feito por Deus , porém sabe também que Deus não substitui a suas criaturas. A atividade divina onipresente se encontra essencialmente oculta . Nunca se poderá reduzir o Ser supremo a uma hipótese científica “ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário