quinta-feira, 12 de maio de 2016


GEN – ÉTICA

Daljinder Kaur, uma indiana de 72 anos e seu cônjuge de 79 anos, depois de uma convivência marital de 46 anos , sem prole , se tornaram pais de um garoto nascido há pouco  . O corajoso e sonhador casal foi submetido a um tratamento para infertilidade por um período de 2 anos em uma clínica particular na Índia sob a orientação do médico Anvrag Bishnoi . O garoto Arman nasceu pesando 2 quilos e evidenciando boa saúde. Presume- se que tenha ocorrido um processo de fertilização in- vitro com doação de óvulos.

A Índia, uma vez mais, assusta o mundo na área da ciência: em 2008 envia à lua uma espaçonave não tripulada e no ano seguinte põe em operação um submarino nuclear, ombreando- se a outras potências bélicas do mundo. Sua gigante população superior a 1 bilhão de indivíduos, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2050 será a maior nação do mundo superando a China.

Segundo a História, Sara (líder ou princesa), esposa de Abraão deu à luz a Isaque (riso ou filho da promessa) aos 90 anos de idade.

Certa feita, o Senhor apareceu a Abraão, em sua tenda:

- Sara, tua esposa, onde se encontra?

- Está na tenda.

O Senhor diz:

 - Daqui a um ano voltarei a ti e tua mulher Sara, dará à luz um filho.

Sara ouvindo a conversa, riu e disse:

- Na velhice terei ainda este prazer?

Fala o Senhor para Abraão:

- Por que se riu Sara? Acaso para o Senhor há cousa demasiadamente difícil?

Sara, mentido respondeu:

 - Não me ri.

O Senhor falou:

- Não é bem assim, é certo que riste.

Um ano depois, Sara deu à luz a Isaque, cujo nome significa “ riso “. Sara viveu até a idade de 127 anos e foi sepultada em Hebrom.

Hoje existem vários protocolos relativos às Técnicas de Reprodução Assistida (TRA) onde se analisam riscos x benefícios de tais práticas. Segundo Leo Pessini, em Problemas Atuais da Bioética (2009):

“ A bioética não deve nem pode ignorar o processo legislativo em curso nesta área. Mas um contexto complexo como este, implicando sexualidade, reprodução, família, casamento, futuras gerações e o próprio conceito de vida , traz desafios permanentes , e que se renovam , para o debate sobre ética , ciência e política , bem como a reflexão bioética de modo geral ,que se deve manter aberta e permeável às vozes ativas no campo da reprodução humana “

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário