sexta-feira, 4 de dezembro de 2015


MERCEDES SOSA:  GRICEL, UM TANGO E UMA HISTÓRIA DE AMOR

Um belo tango composto pelo argentino José Maria Contursi (1911 – 1972) no ano de 1942. A letra faz uma amorosa homenagem a Susana Gricel Viganó (1920 – 1994). O autor da música à época com 31 anos, oficialmente casado e pai de quatro filhos, viveu um tórrido romance com Gricel , um mimo em juventude e formosura . Mesmo sob o cerrado fogo da paixão, nas garras de Cupido,a lhe consumir a alma , Contursi optou por manter a continuidade de seu casamento , pagando um alto tributo em dor e remorso por conta da estoica decisão .

Mais adiante, a roda do destino, obsequiou aos dois pombinhos, um novo renascer: Contursi ficou subitamente viúvo e Grisel foi abandonada pelo marido. O antigo romance foi reatado com a paixão digna dos grandes amores e como nos contos de fadas, Grisel e Contursi viveram felizes para sempre. E vivam o amor e a vida. Amém!

A divina Mercedes Sosa (1935 – 2009)  , “ La Negra “ , eternizou o belo tango Gisel , de José Maria Contursi , a seguir , em tradução livre :

“ Não devia pensar, jamais

Em lograr teu coração

E, no entanto, te busquei

Até que um dia te encontrei

E com meus beijos te aturdi

Sem importar –me que eras boa

Tua ilusão foi o cristal

Se rompeu quando parti

Pois nunca, nunca mais voltei

Que amiga foi tua pena!

Não te esqueças de mim

De tua Gricel

Me disseste ao beijar

O Cristo aquele

E hoje que vivo enlouquecido

Porque não te esqueci

Nem te recordas de mim

Gricel , Gricel !

Me faltou depois tua voz

E o calor de teu mirar

E como um louco te busquei

Porém já nunca te encontrei

E em outros beijos me aturdi ...

Minha vida toda foi um engano!

Que será, Grisel de mim?

Se cumpriu a lei de Deus

Porque suas culpas já pagou

Quem te fez tanto dano.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário