sábado, 3 de outubro de 2015

CAPISTRANO DE ABREU  , UM NOBRE CEARENSE

Em  recente aparição pública , uma figura política falava para uma plateia atenta de cidadãos e cidadãs de Pindorama . Na primeira fila e citados nominalmente  ,vislumbravam – se vetustos e carimbados representantes cabeças – chatas , ou mais claramente , três políticos cearenses . Logo me veio à mente as palavras do nobre  historiador  Capistrano de Abreu :  “ Eu proporia que se substituíssem todos os capítulos da constituição por  : - artigo único : todo brasileiro fica obrigado a ter vergonha na cara ! “ .
Nesta aridez de deserto que ora vivemos  , quanta falta faz uma figura da estatura moral de um cearense de vergonha como Capistrano de Abreu .
João Capistrano de Abreu , historiador e geógrafo brasileiro , nasceu a 23 de outubro de 1853 , no município de Maranguape , no estado do Ceará , e faleceu a 13 de agosto de 1927, no Rio de Janeiro . Filho primogênito do casal Jerônimo Honório de Abreu e Antônia Vieira de Abreu . Estudou em Fortaleza e Recife , depois migrou para o Rio de Janeiro onde trunfou brilhantemente num rigoroso concurso para lente do Colégio Pedro II , na disciplina de História , no ano de 1883 . Bem moço ainda , dotado de brilhante inteligência e estudioso inveterado , logo despontou nos estudos da Historiografia , Corografia e Etnografia . Foi , com efeito , o maior historiador brasileiro ,intérprete arguto e crítico penetrante dos fatos de nossa formação histórica . Na sua opulenta bibliografia cabe destacar : O Descobrimento do  Brasil ( 1929 ) , Capítulos da História Colonial ( 1934 ) , Caminhos Antigos e Povoamento do Brasil ( 1930 ) , Ensaios e Estudos ( 1931 ) ,  e , Correspondências ( 1938 ) .
Capistrano  , uma vez convidado para fazer parte da Academia Brasileira de Letras , declarou , escusando – se , que a única sociedade de que fazia parte era o gênero humano , e isso mesmo porque não podia demitir – se .
Os livros que deixou constituíam para ele , simples notas de uso pessoal , de que , pode – se dizer , os amigos se apossaram . Ele , por sua vontade , os teria destruído a todos , para que não ficasse na terra vestígio algum de sua passagem .

Um comentário:

  1. A Constituição do Brasil no Twitter
    http://blogdopg.blogspot.com.br/2011/09/constituicao-do-brasil-no-twitter.html

    ResponderExcluir