domingo, 17 de agosto de 2025

 Jorge Luis Borges: Em Dois Toques

" Eu cometi o pior dos pecados possíveis a um homem. Não ter sido feliz . Meus pais me engendraram para mim o jogo arriscado e esplêndido da vida , para a terra , a água , o ar , o fogo . Frusteio - os , não fui feliz "
" Naquele tempo eu buscava os entardeceres , os arrabaldes e a desventura ; hoje , as manhãs, o centro e a serenidade . A Bíblia aconselha 70 anos de vida , e eu carrego o excesso de nove . Se os Reis existissem , eu lhes pediria um ano a mais de trégua para poder escrever algumas coisas que me faltam ".
" Sempre senti que meu destino era , antes de mais nada , um destino literário; ou seja que me aconteceriam muitas coisas ruins e algumas coisas boas . Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria . Não há prazer mais complexo que o do pensamento . A tentação mais grosseira de um artista é a de ser um gênio. "
" Um cego é um prisioneiro. Há muito tempo estou cego. Comecei a ficar cego quando comecei a enxergar . Todos os caminhos levam à morte . Perca - se .Parece- me fácil viver sem ódio, coisa que nunca senti, mas viver sem amor acho impossível. "
" Os meus livros ( que não sabem que existo ) são uma parte de mim, como este rosto de têmporas e olhos já cinzentos que em vão me vou procurando nos espelhos , e que eu percorro com a minha mão côncava. Não sem alguma lógica e amargura entendo que as palavras essenciais , as que me exprimem , estarão nessas folhas que não sabem quem eu sou, não nas que eu escrevo. Mais vale assim. As vozes desses mortos dir - me - ão para sempre " .
" Não mereço a fama que tenho. Minha obra é uma série de vacilações, de rachaduras e de contradições. Vida e morte têm faltado à minha vida ".
Jorge Luis Borges ( 1899 - 1986 ) , grande expoente da literatura latino - americana , poeta , contista e ensaísta argentino . Aos cinquenta e cinco anos adquiriu cegueira , em decorrência de um glaucoma . Faleceu aos 86 anos em Genebra .

Nenhum comentário:

Postar um comentário