terça-feira, 14 de janeiro de 2025

 O Envelhecer e o Ocaso do Sol

" É coisa estupenda ver um idoso que assume a segunda parte de sua vida com tanta coragem e ilusão como a primeira. Para tanto terá que iniciar aceitando que o sol do entardecer é tão importante como o do amanhecer , e o meio - dia , ainda que seu calor seja muito diferente. O sol não se envergonha de pôr - se , nem nostalgia sente de seu brilho matutino , nem pensa que as horas do dia estejam " deixando " o céu . Não se experimenta menos luminoso nem formoso , por comprovar que o ocaso se aproxima . Não crê que sua luz e calor sobre os edifícios seja menos importante ou necessário que a que fez algumas horas germinar as sementes nos campos , ou crescer os frutos nas árvores.
Cada hora tem seu gozo. O sol o sabe e cumpre , hora a hora sua tarefa ...
Ah , se todos os idosos entendessem que seu sorriso sobre os homens podem ser tão formoso e fecundo como este último raio de sol antes de pôr- se ! "
Tradução livre de um texto da autoria de José Luís Martín Descalzo ( 1930 - 1991 ) : Padre , Jornalista e Escritor espanhol .
O Corpo humano , esta fantástica máquina divina , nos mostra que o envelhecer , apesar de inevitável, não precisa ser , invariavelmente doloroso .
" Quando se é jovem , não se pode evitar filosofar e , quando se é idoso , não se deve cansar de filosofar . Nunca é muito cedo ou muito tarde para cuidar de sua alma . "
Epicuro ( 341 - 270 a.C ) , filósofo que defendia que o indivíduo precisava apenas de tranquilidade e paz para ser feliz . A morte era apenas a inevitável fusão de nossas almas
e nossos corpos em átomos.
"Carpe diem quam minimun postero " :
Aproveita o dia e confia o mínimo possível no amanhã! : Horácio ( 65 a.C - 8 a.C ) .
Ponto Final !
Pode ser uma imagem de crepúsculo, nuvem e arranha-céu
Ver insights e anúncios
Todas as reações:
Edmar Filho, Leila Carvalho e outras 23 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário