Aracy de Carvalho - O Anjo de Hamburgo
Aracy Moebius de Carvalho, veio ao mundo em 20 de abril de 1908 , em Rio Negro , no estado do Paraná. Era filha de Sidonie Moebius , natural de alta saxônia , na Alemanha , e de Amadeu Anselmo de Carvalho, comerciante luso - brasileiro . Em 1930 , a jovem Aracy consorciou- se com o alemão Johann Edward Ludwig Tess . O casal gerou um filho - Eduardo Carvalho Tess. O casamento durou apenas cinco anos , e Aracy mudou - se para a Alemanha para viver com uma tia , Lucy Luttmen , onde conseguiu uma nomeação no consulado brasileiro em Hamburgo , ocupando o cargo de chefe de Sessão de Passaportes . Aracy , então já dominava várias idiomas como o Português , Inglês, Francês e Alemão.
No Brasil em 1938 , passou a vigorar uma circular secreta 1127 , do governo Getúlio Vargas, que restringia a entrada de judeus no território nacional . Aracy , contrariando normas , não colocava a letra "J " nos passaportes de judeus , assim facilitando o ingresso de judeus no Brasil .Deste modo , muitos ficaram livres de prisão e do doloroso e desumano Holocausto .
Em 1938 , o destino coloca João Guimarães Rosa no caminho de Aracy Moebius de Carvalho . No dia 27 de junho de 1908 , em Cordisburgo , no estado de Minas Gerais veio ao mundo o menino João Guimarães Rosa , que desde pequeno estudou vários idiomas : Português, Alemão, Francês, Inglês, Espanhol , Italiano , Esperanto , Russo , Sueco , Holandês , Latim , e Grego !
Em 1925 , aos 16 anos idade ingressa na Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais . Em 1930 , João Guimarães Rosa casa - se com Lígia Cabral Pena , de apenas 16 anos de idade . Do matrimônio surgiram duas filhas : Vilma , e Agnes . Aprovado em concurso do Itamaraty , Guimarães Rosa segue para a Europa , no cargo de cônsul adjunto do Brasil em Hamburgo , entre 1938 e 1942 . Aí casa - se com Aracy de Carvalho , funcionária do Itamaraty , que veio a tornar - se o " Anjo de Hamburgo " , por conta do salvamento de centenas de judeus , no rumoroso Holocausto Judeu na Segunda Guerra Mundial .
Certa feita , perguntaram a Aracy de Carvalho por que arriscar sua vida e seu trabalho para salvar desconhecidos , mesmo tendo um filho menor e uma mãe para sustentar , ela , simplesmente respondeu : " porque era justo ".
Em 1967 Guimarães Rosa faleceu , e no discurso para assumir uma cadeira na Academia Brasileira de Letras , chegou a afirmar em tom de despedida " ...a gente morre é para provar que viveu " . Três dias depois , morreu por conta de um infarto do miocárdio , na cidade do Rio de Janeiro .
Aracy de Carvalho Guimarães Rosa faleceu em 28 de fevereiro de 2011 , aos 102 anos , de causas naturais , em São Paulo, Brasil . Foi sepultada ao lado do esposo , no Cemitério de São João Batista , Rio de Janeiro , Brasil.
Ponto Final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário