segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

 Meu Presente de Natal - 2023

" A esta hora exatamente/ há uma criança na rua/ há uma criança na rua/ é honra dos homens proteger o que cresce/ cuidar que não haja infância dispersa pelas ruas / evitar que naufrague seu coração de barco/ sua incrível vontade de pão e chocolate/ colocar uma estrela no lugar da fome/ caso contrário, é inútil caso contrário é um absurdo/ ensaiar na terra a alegria e a música/ porque de nada vale, se há uma criança na rua "
" Todo o tóxico do meu país entra pelo meu nariz/ lavo carros , limpo sapatos, cheiro cola e também uso crack/ roubo carteiras , mas sou gente fina, sou um sorriso sem dentes/ chuva sem teto, unha com terra, sou o que sobrou da guerra / um estômago vazio, um golpe no joelho que se cura com o frio/ o melhor guia turístico da redondeza/ por três moedas te guio pela capital/ não preciso de visto para voar pelos arredores/ porque brinco com aviões de papel/ arroz com pedra, frango com vinho, e o que me falta eu imagino/ não deve andar o mundo com amor descalço/ acenar com um jornal com uma carta na mão/ subindo nos trens, substituindo o riso/ batendo - nos no peito com um lado cansado/ não deve andar a vida recém- nascida, a preço/ a infância arriscada por uma extrema ganância/ porque, então, as mãos são fardos inúteis/ e o coração, apenas uma pobre palavra/ quando cai a noite, durmo acordado, com um olho fechado e o outro aberto/ porque senão os tigres me mandam um balaço/ minha vida é como um circo, mas sem palhaço/ vou caminhando pelas ruas fazendo malabares com cinco laranjas/ pedindo moedas a todos numa bicicleta de uma só roda / sou oxigênio para este continente/ sou o que o presidente descuidou/ não se assuste se tenho mau hálito, se me vês sem camisa com as tetas ao vento/ sou um elemento a mais na paisagem/ os resíduos da rua sem camuflagem/ como alguma coisa que existe, mas de mentira/ algo sem vida, mas que respira / pobres são aqueles que se esqueceram de que há/ crianças na rua/ que há milhões de crianças que crescem nas ruas/ eu os vejo apertando seu pequeno coração/ mirando- nos a todos com uma fábula nos olhos /:um relâmpago truncado cruza seus olhos/ porque ninguém protege a vida que cresce/ e o amor faz- se perdido, como uma criança solta na rua "
Tradução livre da canção " Hay un niño en la calle " , interpretada por Mercedes Sosa.
Há pouco saindo de uma maternidade , onde assisti a mais um milagre , com o nascimento de bela criaturinha de Deus , deparo - me com uma cena pungente de um irmão deitado ao rés do chão de uma via pública , acompanhado de um atento cão de guarda .
Por que esta injustiça ainda a nos mostrar uma dura e cruel face da vida ?
Tiro do bolso , aleatoriamente , uma boa porção de dinheiro e entrego ao meu irmão , que cai em um choro baixinho , junto comigo , na presença da lua banhada em prata . Patética a cena daqueles dois filhos de Deus abraçados . Saí dali com o coração leve como uma pluma ao vento , curtindo uma infantil e veraz alegria !
Ganhei meu presente de Natal !
Pode ser uma imagem de 1 pessoa
Todas as reações:
Jandira Cardoso, Valinda Matos e outras 4 pessoas

Um comentário: