sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

 Meu Natal de 2023

" Dos berços de linho e seda / aos ninhos de palha podre / onde houver uma criança / ou um coração de criança / aí será meu Natal .
Não no coração dos ricos / que me exploram , que me ofendem / que me ignoram , que me vendem / quando aos pobres fazem mal / não nas mesas dos tiranos / dos perversos , dos falsários / dos que matam , dos que enganam/
Dos que abusam dos ingênuos / para os fins mais desumanos / como as guerras que se tramam/ com as armas mais letais / não nos corações malditos / que me compram , que me escambam / que me afligem nos aflitos / e perseguem aos que eu amo / estes não terão Natal .
Meu Natal é dos humildes / é o Natal das lavadeiras / dos porteiros , dos mendigos / dos policiais , dos serventes / dos garis , dos faxineiros / das enfermeiras que velam / das professoras que educam / dos salva - vidas que salvam / dos que criam / dos que zelam / pelos velhos que caducam / estes sim , terão Natal / meu Natal é dos que sofrem / dos doentes incuráveis / das amadas esquecidas / dos loucos irresponsáveis / e das crianças perdidas .
Meu Natal é dos que lutam / para viver nas cidades / nos sertões despovoados / nas casas e nos casebres/ nos abrigos e orfanatos / nas pocilgas e masmorras / nos hospícios e hospitais / nos porões e albergues / nas celas dos consagrados/ nos berçários , nas igrejas / nas falas dos namorados / nos presentes , nos brinquedos/ mas sobretudo no homem / sim , nós filhos das mulheres / onde houver uma criança/ ou um coração de criança/
Aí será o meu Natal / estarei por toda parte / nas penas dos que trabalham/ nas portas do que se vendem/ nas lágrimas dos que choram / nos corações dos que cantam / nos olhares dos dementes / nos beliches e nas redes/ nas esteiras e nas camas / sob os tetos , sob as pontes / sob as pedras , sob as luas / nos seios das que amamentam / nos ventres das que me esperam/ na angústia das que me abortam / no esquife das que morreram/ onde houver uma criança/ ou um coração de criança/ aí será o meu Natal " .
( Paulo Gomide - 1912 - 1954 ) .
Foto que ilustra o texto : minha filha Ana Lis , com seu grande coração de criança , iluminando o meu Natal !
Pode ser uma imagem de 1 pessoa, bebê, sorrindo e brinquedo
Todas as reações:
João Carlos Pires de Carvalho, Enilde Coutinho e outras 36 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário