terça-feira, 26 de dezembro de 2023

 Beira - Mar de Saudades

A Beira - mar de Fortaleza mostra os olhos da cidade para o mundo . Hoje vivendo nova e radical reforma , pontilhada de arranha - céus , pouca lembrança guarda dos bons tempos da década de 70 do século passado , da pura boêmia e dos aconchegantes bares , onde o futuro " Pessoal do Ceará " pontuava , saindo do bairro do Bemfica , lá dos Institutos da UFC ( Física , Química , Matemática , Arquitetura e Engenharia ) . Jovens notívagos , reunidos no Bar do Anisio varavam a noite mostrando suas composições musicais , a maioria retratando nossa querida Fortaleza :
Fagner , Belchior , Ednardo , Ricardo Bezerra , Petrúcio Maia , Wilson Cirino , Jorge Mello , Dedé Evangelista , Marcus Francisco , Maninho do Acordeon , Téti , Amelinha , Mary Pimentel , dentre tantas importantes figuras .
Há pouco , estando eu , tomando água de coco , num pequeno comércio , ali na calçada da outrora avenida Presidente Kennedy , o garçon que me servia , era uma figura viva da história da Beira - Mar dos anos 70 , onde trabalhou num pequeno bar do casal Anisio e dona Augusta que preparava uma deliciosa comida caseira regada a uma caninha e um Cuba - Libre .
Quanta saudade , Meu Deus !
" Faz muito tempo que eu não vejo o verde / daquele mar quebrar / nas longarinas da ponte velha que ainda não caiu / faz muito tempo que eu não vejo o branco / da espuma espirrar / naquelas pedras com sua eterna briga com o mar / uma a uma as coisas vão sumindo/ uma a uma se desmilinguindo / só eu e a ponte velha teimam resistindo/ a nova jangada de vela/ pintada de verde e encarnado/ só meu mote não muda nada/
E o mar engolindo lindo/ a antiga Praia de Iracema/ os olhos grandes da menina/ lendo o meu mais novo poema / e a lua desconfiada/ a noiva do sol com mais um supermercado/ era uma vez meu castelo entre mangueiras/ e jardins florados / e o mar engolindo lindo/ e o mar engolindo rindo/ Beira Mar ê ê , Beira Mar /
Ê maninha arma aquela rede branca / que eu vou chegando agora "
Letra da composição musical " Longarinas " , do cantor , compositor e poeta cearense Ednardo.
" Na beira mar / entre luzes que lhe escondem/ só sorrisos me respondem/ que eu me perco de você/ você nem viu / a lua cheia que eu guardei/ a lua cheia que eu esperei/ você nem viu, você nem viu/ viva o som velocidade/ forte praia, minha cidade / só meu grito nega aos quatro ventos/ a verdade que eu não quero ver/ que eu me perco de você/ e o seu gosto/ que foi ficando em minha boca / vai calando a voz já rouca/ sem mais nada pra dizer/ eu fugindo de você/ outra vez me disputando/ é a vida, é a vida / simplesmente e nada mais / e um gosto de você que foi ficando/ e a noite, enfim , findando/ Igual a todas as demais/ e nada mais/ meu amor na beira mar / entre luzes que lhe escondem / só sorrisos me respondem / e nada mais , e nada mais " .
Composição musical " Beira Mar " , do cantor músico e poeta Ednardo .
Pode ser uma imagem de 4 pessoas
Todas as reações:
Rita Araújo, Augusto Cesar Benevides e outras 109 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário