quarta-feira, 1 de novembro de 2023

 Uma Visita da Saudade

" Como a ave que volta ao ninho antigo
Depois de um longo e tenebroso inverno ,
Eu quis também rever o lar paterno ,
O meu primeiro e virginal abrigo .
Entrei . Um gênio carinhoso e amigo ,
O fantasma talvez do amor materno ,
Tomou - me as mãos , - olhou - me grave e terno , e passo a passo , caminhou comigo .
Era esta a sala ... ( Oh ! Se me lembro ! e quanto ! )
Em que da luz noturna à claridade ,
Minhas irmãs e minha mãe... O pranto
Jorrou - se em ondas ... Resistir , quem há - de?
Uma ilusão gemia em cada canto ,
Chorava em cada canto uma saudade ."
Visita à casa paterna , poesia da autoria de Guimarães Júnior ( 1845 - 1898 ) , precursor do Parnasianismo no Brasil .
A foto que ilustra esta página , mostra a casa onde nasci , numa madrugada de janeiro de 1949 , sob as abençoadas mãos de uma parteira , Dona Bárbara . Ali vivi minha infância e adolescência com meu pai , José, minha mãe , Jurema , e meus queridos irmãos, Rita , Diana , Stela , e Eleuterio Neto .
E hoje , 01 de novembro de 2023 , numa manhã cinzenta , misturando pingos de chuva e lágrimas saudosas , molhando meu rosto , vim abraçar meu amado ninho antigo .
Sim , foram tempos felizes ; tenho plena consciência disso . Obrigado, Meu Deus !
"Quem passou pela vida em branca nuvem
E em plácido repouso adormeceu ;
Quem não sentiu o frio da desgraça ,
Quem passou pela vida e não sofreu ;
Foi espectro de homem , não foi homem ,
Só passou pela vida , não viveu . "
" Ilusões da vida " , poesia da autoria de Francisco Otaviano de Almeida Rosa ( 1825 - 1889 ) .
Nenhuma descrição de foto disponível.
Todas as reações:
Martinho Rodrigues, J Udine Vasconcelos e outras 25 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário