domingo, 12 de novembro de 2023

 Octavio Paz : Poeta , Filósofo e Erudito

" A vida não é de ninguém , todos somos
A vida - pão de sol para os outros ,
Os outros todos que somos nós - ,
Sou outro quando sou , os atos meus
São mais meus se são também de todos ,
Para que possa ser hei de ser outro ,
Sair de mim , buscar - me entregar os outros ,
Os outros que não são se eu não existo ,
Os outros que me dão plena existência ,
Não sou , não há eu , sempre somos nós " .
Octavio Paz ( 1914 - 1998 ) , poeta , filósofo , ensaísta , tradutor , diplomata , e Prêmio Nobel de Literatura de 1980 . Nasceu na Cidade do México , no dia 31 de março de 1914 . Morou quando criança nos Estados Unidos . Voltou ao México, onde graduou - se em Direito . Faleceu na Cidade do México no dia 19 de abril de 1998 .
" Para mim a poesia e o pensamento são um sistema de vasos comunicantes . A fonte de ambas é minha vida "
Em 1941 personifica à poesia como se fora sua amante :
" Tão só existo porque existes / e minha boca e minha língua se formaram / para dizer tão só tua existência / e tuas secretas sílabas , palavra / impalpavel e despótica, / substância de minha alma / eres tão só um sonho , / porém em ti sonha o mundo . / ( ... ) leva - me entregar os sonhos , / leva - me , mãe minha , / desperta - de todo , / faz - me sonhar teu sonho , / unta meus olhos com azeite , / para que ao conhecer - te me conheça " .
Pode ser arte de 1 pessoa
Todas as reações:
J Udine Vasconcelos, Valinda Matos e outras 11 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário