sexta-feira, 3 de novembro de 2023

 Música Popular Brasileira X Filosofia

Ao Mestre , Poeta e Filósofo Martinho Rodrigues
A " terra de ninguém " , entre a ciência , arte e religião , segundo Bertrand Russel ( 1872 - 1970 ) , a filosofia estuda os problemas fundamentais relacionados à existência , ao conhecimento , à verdade , aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem .
Daí, os menestréis , filhos do saber acadêmico ( poetas do asfalto ) , e aqueles oriundos dos bancos das escolas de vida ( poetas do morro ) , de braços dados adentram no caudaloso mar da cultura musical .
" O mundo me condena , e ninguém tem pena /falando sempre mal do meu nome / deixando de saber se eu vou morrer de sede / ou vou morrer de fome / mas a filosofia hoje me auxilia / a viver indiferente assim / nesta prontidão sem fim / vou fingindo que sou rico / pra ninguém zombar de mim / não me incomodo que você me diga / que a sociedade é minha inimiga / pois cantando neste mundo / vivo escravo do meu samba , muito embora vagabundo / quanto a você da aristocracia / que tem dinheiro , mas não compra alegria / há de viver eternamente sendo escravo desta gente / que cultiva a hipocrisia " .
" Filosofia " , composição musical da autoria do genial Noel Rosa ( 1910 - 1937 ) , composta em 1933 , aos 23 anos de idade .
" Nada do que foi será / de novo do jeito que já foi um dia / tudo passa , tudo sempre passará/
a vida vem em ondas , como um mar / num indo e vindo infinito / tudo que se vê não é/
Igual o que a gente viu há um segundo/ tudo muda o tempo todo no mundo / não adianta fugir / nem mentir pra si mesmo / agora / há tanta vida lá fora/ aqui dentro, sempre / como uma onda no mar " .
Composição musical " Como uma onda " , da autoria de Nelson Mota ( 1944 ) , e , Lulu Santos ( 1953 ) , dois filhos da classe média, misturando filosofia Zen e pré - socrática , dos filósofos da natureza , como Heráclito de Éfeso ( 540 - 480 a.C. ) que falava na mudança eterna , no devir , no indo e vindo infinito .
" Ninguém toma banho duas vezes no mesmo rio , pois ambos , o rio e o indivíduo, são diferentes " .
" Não sou eu quem me navega/ quem me navega é o mar / é ele quem me carrega como nem fosse levar / e quanto mais mais remo , mais rezo / pra nunca mais se acabar/ essa viagem que faz / o mar em torno do mar / meu velho um dia falou/ com seu jeito de avisar : /
olha , o mar não tem cabelos que a gente possa agarrar / timoneiro nunca fui / que eu não sou de velejar / o leme da minha vida / Deus é quem faz governar / e quando alguém me pergunta / como se faz pra nadar / explico que não navego / quem me navega é o mar/ a rede do meu destino / parece a de um pescador/ quando retorna vazia , vem carregada de dor / vivo num redemoinho/ Deus bem sabe o que faz / a onda que me carrega / ela mesmo é quem me traz " .
" Timoneiro " , composição musical de um dos compositores brasileiros da moderna MPB, Paulinho da Viola ( 1942 ) , que , comumente , insere imagens filosóficas , em seus temas de vida e amor .
" És um senhor tão bonito/ quanto a cara do meu filho/ tempo , tempo , tempo , tempo/ vou te fazer um pedido/ tempo tempo , tempo , tempo/ compositor de destinos / tambor de todos os ritmos / entro num acordo contigo / por seres tão inventivo/ e pareceres contínuo/ és um dos deuses mais lindos/ que sejas ainda mais vivo / no som do meu estribilho/ tempo, tempo, tempo, tempo / ouve bem o que te digo / peço- te o prazer legítimo/ e o movimento preciso / quando o tempo for propício / de modo que o meu espírito/ ganhe um brilho definido / e eu espalhe benefícios/ o que usaremos para isso / fica guardado em sigilo / apenas contigo e comigo / e quando eu tiver saído/ ainda assim acredito / ser possível reunirmo- nos / num outro tipo de vínculo/ portanto peço- te aquilo / e te ofereço elogios / nas rimas do meu estilo / tempo , tempo ,tempo, tempo " .
" Oração ao Tempo " , composição musical da autoria de Caetano Veloso ( 1942 ) , um dos ícones de nossa MPB , abordando o enigma do tempo .
Lembra Agostinho de Hipona ( 354 - 430 ) :
" Que é , pois , o tempo ? Se ninguém me pergunta , eu sei . Se quero explicá - lo a quem me pede , não sei " .
A frase " Não serei , bem terás sido " , faz referência a Epicuro ( 341 - 270 a.C ) , filósofo grego que defendia :
" Por que ter medo da morte ? Enquanto somos , ela não existe , e quando ela passa a existir , nós deixamos de ser " .
O assunto ora em pauta - Musica X Filosofia - exige roupa de gala, para ser sorvido num fim de tarde , curtindo o sol , placidamente, caindo nos braços do oceano , na risca , lá pras bandas da velha Ponte Metálica, na Praia de Iracema, e com todos os apetrechos necessários - a cabrocha , o luar , a bebida e o violão - com vistas a uma perfeita libação artístico - filosófica .
" Carpe diem quam minimum credula postero "
literalmente , " Aproveita o dia , e confia o mínimo no amanhã " .
Nenhuma descrição de foto disponível.
Todas as reações:
Maria De Jesus Albuquerque, Sheylane Martins e outras 5 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário