sábado, 10 de junho de 2023

 Farol do Mucuripe - Os Olhos do Mar

O novo Farol do Mucuripe apresenta - se como um equipamento com o objetivo de trazer melhorias na sinalização marítima e maior segurança na navegação . Localiza - se no Bairro de Vicente Pinzón .
O Velho Farol , situado ali perto , teve sua planta aprovada em 1829 e foi edificado entre 1840 e 1846 , tornando - se um marco na História do Ceará . Em 1957, o Velho Farol do Mucuripe foi desativado . Ao longo do tempo surgiu o Bairro do Farol , que na segunda metade do século XX deu vida e graça a residências humildes , bares e boates , pondo em movimento um rico lazer boêmio : jovens estudantes , comerciários , poetas , cronistas , professores universitários , que bem acompanhados , percorriam as " ruas da frente e detrás " , onde pontuava o famigerado " Forró da Bala " .
A combinação de forró, bebida e casais de pombinhos festeiros , varava a noite . Ao raiar do sol , já sem o brilho dos " Olhos do Mar " do Velho Farol , ônibus da Empresa Iracema , rota Serviluz , da propriedade do Sr. José Pessoa , trazia de volta à dura realidade da vida , os notívagos brincantes .
Carpe Diem !
" Eu venho das dunas brancas
Onde eu queria ficar
Deitando os olhos cansados
Por onde a vida alcançar
Meu céu é pleno de paz
Sem chaminés ou fumaça
No peito , enganos mil
Na terra é pleno abril
Eu tenho a mão que aperreia
Eu tenho sol e areia
Sou da América
South América
Eu sou a nata do lixo , eu sou o luxo da aldeia
Eu sou do Ceará
Aldeia , Aldeota
Estou batendo na porta pra lhe aperrear
Pra lhe aperrear, pra lhe aperrear ,
Eu sou a nota do lixo , eu do luxo da aldeia
Eu sou do Ceará
A Praia do Futuro , o Farol Velho e o novo
Os olhos do Mar
São os olhos do mar , são os olhos do mar
O velho que apagado , o novo que espantado
O vento a vida espalhou
Luzindo na madrugada , braços, corpos suados
Na praia fazendo amor "
" Terral " : Composição musical da autoria de Ednardo , cantor , músico e poeta cearense .
A foto que ilustra o texto , surgiu da visão do trigésimo andar de um prédio na Aldeota , mostrando parte do Bairro Vicente Pinzón , o novo Farol do Mucuripe , e os Verdes Mares Bravios , emoldurando a cena .
Nenhuma descrição de foto disponível.
Todas as reações:
Solon Albuquerque, Rita Araújo e outras 12 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário