sábado, 17 de junho de 2023

 A Falta de Justiça em Pindorama 1914

" A falta de justiça , Srs. Senadores , é o grande mal da nossa terra , o mal dos males , a origem de todas as nossas infelicidades , a fonte de nosso descrédito , é a miséria suprema desta pobre nação.
A sua grande vergonha diante do estrangeiro , é aquilo que nos afasta os homens , os auxílios , os capitais .
A injustica , senhores , desanima o trabalho , a honestidade , o bem ; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão , habitua os homens a não acreditar senão na estrela , na fortuna , no acaso , na loteria da sorte , promove a desonestidade , promove a veracidade...
De tanto ver triunfar as nulidades , de tanto ver prosperar a desonra , de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem- se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir- se da honra , a ter vergonha de ser honesto ...
Na República os tarados são tarudos. Na República todos os grupos se alhearam do movimento dos partidos , da ação dos Governos , da prática das instituições. Contentamo - nos hoje com as fórmulas e aparência , porque estas mesmo vão se dissipando pouco a pouco , delas quase nada nos restando .
E nessa destruição geral de nossas instituições , a maior de todas as ruínas , Senhores , é a ruína da justiça , colaboração pela ação de homens públicos , pelos interesses de nossos partidos, pela influência constante dos nossos Governos . E nesse esboroamento da justiça , a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando se aponta um crime que envolva um nome poderoso , apontado , indicado , que todos conhecem , mas que ninguém tem coragem de apontá - lo á opinião pública , de modo que a justiça possa exercer a sua ação saneadora e benfazeja . "
Transcrito de Rui Barbosa , Obras Completas , vol. 41 , 1914 .
Há mais de um século , portanto , o gigante Rui Barbosa ( 1849 - 1923 ) , polímata , jurista , advogado , político , diplomata , escritor , filólogo , jornalista , tradutor e orador , desenhava Pindorama e suas mazelas; hodiernamente , a Casa do Povo , continua sofrendo malignos agravos , manchando a real democracia , justamente por aqueles que deveriam defender as instituições republicanas .
E Pindorama na lama , morrendo e resistindo , resistindo e morrendo ! Até quando ?
Nenhuma descrição de foto disponível.
Todas as reações:
Terezinha Miranda Cordeiro, João Carlos Pires de Carvalho e outras 2 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário