sábado, 3 de junho de 2023

 Do Jeito Que A Vida Quer

Era um jovem mirrado , sardento , afável , com olhar vivo e picaresco . Morava , desde sua infância sofrida , literalmente , num tradicional estabelecimento hospitalar da cidade , nos idos dos anos 70 do século passado . Portava o jovem , uma enfermidade crônica , o Diabetes do tipo I , numa forma agressiva e altamente instável .
Suas múltiplas idas e vindas àquele nosocômio terminaram fazendo do mesmo , o seu verdadeiro lar . O jovem enfermo usava , de forma gaiata, o linguajar enviesado próprio da categoria médica , com fluência , inventando mirabolantes histórias para realçar seus saberes adquiridos na dura escola da vida . Tirando sarro , dizia aos estudantes de medicina que iam colher sua história, à beira do leito :
" - O que sinto agora ? : astenia , anorexia e uma poliúria chata , frutos da minha companheira de sempre , minha diabetes do tipo I , ok ? "
Verdadeiro mascote do dito hospital - escola , estufando o peito , o enfermo dizia , com convicção , que se tudo corresse bem , um dia chegaria à direção daquele hospital .
O jovem diabético em pauta , frequentava nos fins de semana uma chácara em Messejana, pertencente à um certo parteiro amigo , onde em seu trono favorito , uma rede branca de Jaguaruana , e cheio de pompa , dava ordens como se fosse dono do pedaço , para um idoso caseiro providenciar o repasto desejado : churrasco de gado , baião - de - dois , uísque bocão JB de 12 anos , tudo isso regado ao som meloso da vitrola com Benito di Paula mandando ver :
" Ninguém sabe a mágoa que trago
No peito , e quem me vê sorrir desse jeito
Nem sequer sabe a minha solidão
É que meu samba me ajuda na vida
Minha dor vai passando esquecida
Vou vivendo essa vida
Do jeito que ela me levar .
Vamos falar de mulher
Da morena e dinheiro
Do batuque do surdo
E até do pandeiro
Mas não fale da vida
Que você não sabe
O que já passei .
Moço ,
Aumente esse samba que o verso
Não para
Batuque mais forte
E a tristeza se cala
E eu vou levar essa vida
Do jeito que ela me levar "
" Do jeito que a vida quer " , composição musical da autoria de Benito di Paula : cantor , compositor e pianista , nascido em Nova Friburgo , Rio de Janeiro , em 1941 .
Saudades sentidas do jovem amigo com quem convivi naquele hospital , na década de 70 do século passado , e que hoje habita o Empíreo em seu gozo eterno .
Pode ser uma imagem de horizonte, natureza, nuvem, praia, crepúsculo e oceano
Todas as reações:
Anny Martins Buchholz, Maria De Jesus Albuquerque e outras 16 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário