segunda-feira, 15 de maio de 2023

 Sol - Poente no Porto das Dunas

" Ó Virgens que passais, ao Sol - Poente ,
Pelas estradas ermas , a cantar !
Eu quero ouvir uma canção ardente ,
Que me transporte ao meu perdido Lar .
Cantai - me , nessa voz onipotente ,
O Sol que tomba , aureolando o Mar ,
A fartura da seara reluzente ,
O vinho , a Graça, a formosura , o luar !
Cantai ! cantai as límpidas cantigas !
Das ruínas do meu Lar desterrai
Todas aquelas ilusões antigas
Que eu vi morrer num sonho , como um ai...
Ó suaves e frescas raparigas ,
Adormecei - me nesss voz ... Cantai ! "
Soneto de autoria do poeta português Antônio Nobre ( 1867 - 1900 ) . Teve vida curta , morrendo de tuberculose aos 33 anos incompletos . Publicou três livros : " Só " ; " Despedidas " ; " Primeiros Versos ".
Foto que ilustra o texto : um fim de tarde de domingo no Porto das Dunas .
Pode ser uma imagem de natureza, água, oceano, horizonte, crepúsculo e praia
Todas as reações:
Anny Martins Buchholz, Terezinha Miranda Cordeiro e outras 9 pessoas
6 comentários
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário