quinta-feira, 11 de maio de 2023

 Lua Cheia na Cidade Grande

" Eu tenho pena da Lua !
Tanta pena , coitadinha ,
Quando tão branca , na rua
A vejo chorar sozinha ! ...
As rosas nas alamedas ,
E os lilases cor de neve
Confidenciam de leve
E lembram arfar de sedas
Só a triste , coitadinha...
Tão triste na minha rua
Lá anda a chorar sozinha ...
Eu chego então à janela:
E fico a olhar para a lua ...
E fico a chorar com ela ! ..."
Poema Só, Florbela Espanca ( 1894 - 1930 ) .
" Tenho fases , como a lua .
Fases de andar escondida ,
Fases de vir para a rua ...
Perdição da minha vida !
Perdição da vida minha !
Tenho fases de ser tua ,
Tenho outras de ser sozinha.
Fases que vão e vêm,
No secreto calendário
Que um astrólogo arbitrário
Inventou para meu uso.
E roda a melancolia
Seu interminável fuso !
Não me encontro com ninguém
( tenho fases como a lua ...)
No dia de alguém ser meu
Não é dia eu ser sua ...
E , quando chega esse dia ,
O outro desapareceu ... "
Poema Lua adversa , de Cecília Meireles ( 1901 - 1964 ) .
Foto que ilustra o texto , uma noite de lua cheia em Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção .
Pode ser uma imagem de árvore e eclipse
Todas as reações:
Solon Albuquerque, Dirceu Azevedo Vasconcelos e outras 39 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário