segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

 Praia de Iracema , Um Mar de Saudades

Para Terezinha Miranda
Fortaleza , banhada em charme , até que enfim, fez as pazes com São Pedro . Um domingo cinzento e carrancudo. Um convite para um bom banho de bica , ou para soltar um barquinho de papel , e seguir o mesmo , travesso e rodopiando até o seu destino final , numa boca de lobo qualquer, imitando a fugacidade do bicho - homem neste multiverso .
Hora de voltar na borrasca do tempo , e juntar a galera - irmã de minha querida infância para uma aventura na Ponte dos Ingleses , na Praia de Iracema , da Loura Desposada do Sol .
Objetivo : " a piscininha " , um lago artificial recorrente formado pelas ondas a bater dia após dia , no quebra - mar ali existente . Com a maré seca , pegar uma carretilha com uma pequena prancha de madeira , evitando , contudo , as traiçoeiras ondas - caixão. Os maiores da turma tinham direito a um salto borboleta , lá no alto da ponte , fugindo das longarinas . Os mais afoitos , marrentos , seguiam a nado buscando um pouso na Ponte Metálica, para " cartar alto " com as moçoilas da área .
" Faz muito tempo / que eu não vejo / o verde daquele mar quebrar / nas longarinas da ponte velha / que ainda não caiu / faz muito tempo / que eu não vejo / o branco da espuma espirrar / naquelas pedras com a sua eterna briga com o mar / uma a uma as coisas vão sumindo / uma a uma , se desmilinguindo / só eu e a ponte velha teimam resistindo / e a nova jangada de vela / pintada de verde e encarnado / só meu mote não muda a moda / não muda nada / e o mar engolindo lindo / a antiga Praia de Iracema / e os olhos verdes da menina / lendo o meu mais novo poema / e a lua desconfiada / a noiva do sol com mais um supermercado / era uma vez meu castelo / entre mangueiras e jasmins florados / e o mar engolindo lindo / e o mal engolindo rindo / Beira - Mar / Beira - Mar / maninha / arma aquela rede branca / que eu estou chegando agora ".
Composição " Longarinas " do cantor , compositor e poeta cearense Ednardo .
Nesta viagem amorosa de volta ao passado , carrego junto ao peito , os amigos do quadrilátero - mágico ( Rua Rodrigues Junior ; Av. Dom Manoel ; Av. Heráclito Graça ; Rua Pinto Madeira ) :
" Os Maiores " :
Duaran , Babá, Newton , Nilson , João , Paulo , Abner , Tarcísio, Neto, Deca, Marcílio, Manfrido , Helder , Carlos Alberto , Walton , dentre outros .
" As queridas meninas " :
Tereza , Maria , Zita , Diana , Stela , Rita , Neuma , Neide, Norma , Rita Maria , Zélia, Dolores , Olga , Valdenúsia, Ruth , Rocilda , Rocecler, Roseli , Cristina , Rosa , Gorete , Denise , dentre outras .
" Os menores " :
Nelson , Nego , Gato , Tico - Dé , Jonas , Célio, Haroldo , Zé da Maroca , Murilo, Heleno , Manfredo , Chiá , Chico Barrão , e outros .
Nesta prosaica manhã, da janela de meu pequeno observatório, com uma chuvinha fina molhando meus olhos cansados , vislumbro lá longe , a Serra da Aratanha , dançante e tremendo , num lusco - fusco feito uma visagem .
Saudade , um chuvisco de saudade para banhar minh'alma !
" Eu daria tudo que tivesse / pra voltar aos dias de criança / eu não sei pra que a gente cresce / se não sai da gente essa lembrança / aos domingos , missa na matriz / da cidadezinha onde nasci / ai , meu Deus , eu era tão feliz / no meu pequenino Miraí / que saudade da professorinha / que me ensinou o bê-a-bá / onde andará Mariazinha / meu primeiro amor , onde andará/ eu igual a toda meninada / quanta travessura que eu fazia / jogo de botões sobre a calçada / eu era feliz e não sabia " .
Ataulfo Alves ( 1909 - 1969 ) : Meus Tempos de Criança.
Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas em pé e ao ar livre
Todas as reações:
Pedro Bezerra de Araujo, Angélica Quinderé e outras 11 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário