domingo, 12 de fevereiro de 2023

 Joubert de Carvalho : Medicina e Música

Joubert Gontijo de Carvalho ( 1900 - 2977 ) , nasceu na cidade de Uberaba , em Minas Gerais . Filho do fazendeiro Tobias de Carvalho , e de Dona Francisca Gontijo de Carvalho . Aos nove anos de idade , o garoto Joubert iniciou seu contato com o aristocrático piano . Sua primeira composição musical data de 1913 , com uma valsa denominada " Cruz Vermelha " .
Em 1920 , já no Rio de Janeiro , Joubert inicia , aos 20 anos de idade , seu curso superior em medicina . Defende em 1925 sua Tese de Conclusão de Curso ( TCC ) , com o sugestivo e gaiato título: " Sopros Musicais do Coração " .
Compartilhar música e medicina nunca constituiu uma tarefa fácil. Muitos tentaram e ficaram perdidos no meio do caminho , como o cearense Antônio Carlos Belchior ( 1946 - 2017 ) , e o carioca Noel Rosa ( 1910 - 1937 ) , que nunca concluíram o curso médico .
" Taí , eu fiz tudo pra você gostar de mim / ah ! meu bem , não faz assim comigo não/ você tem , você tem que me dar seu coração ! / meu amor , não posso esquecer / se dá alegria, faz também sofrer / a minha vida sempre foi assim / só chorando as mágoas que não tem fim / essa história de gostar de alguém / já é mania que as pessoas têm/ se me ajudasse Nosso Senhor/ eu não pensaria mais no amor".
Composição " Ta - hi " , ou , " Pra você gostar de mim" , do ano de 1930 , uma das 28 músicas de Joubert de Carvalho que a brejeira Carmen Miranda ( 1909 - 1955 ) gravou .
Em 1932 , Joubert de Carvalho compõe " Maringá " , gravada por Gastão Formenti , tornando - se um clássico do cancioneiro popular . Tal música foi feita por encomenda para agradar ao político e escritor José Américo de Almeida ( 1887 - 1980 ) , autor do clássico romance " A Bagaceira " .
" Foi numa leva que a cabocla Maringá/ ficou sendo a retirante que mais dava o que falar / e junto dela veio alguém que suplicou / pra que nunca se esquecesse um caboclo que ficou / Maringá , Maringá / depois que tu partiste / tudo aqui ficou tão triste / que eu garrei a imaginar / Maringá, Maringá/ para haver felicidade / é preciso que a saudade vá bater noutro lugar / Maringá, Maringá / volta aqui pro meu sertão / pra de novo o coração / de um caboclo sossegar / antigamente, uma alegria sem igual/ dominava aquela gente da cidade de Pombal / mas veio a seca , toda a chuva foi embora / só restando então as águas dos meus olhos quando choram " .
Maria , era uma retirante da cidade de Ingá , que virou " Maria do Ingá " , e para caber na música terminou virando Maringá , que cedeu o nome para a cidade de Maringá, no norte do Paraná.
" Foi num dia de tristeza / que a cidade abandonei / sem saber o que fazer / na esperança de encontrar / pela vida, algum prazer / alegria em algum lugar/ lá no alto da Tijuca / tem um sitio bem florido / onde agora estou morando/ com os pássaros em festa / de galho em galho cantando / lá dentro , pela floresta / minha casa é tão bonita / que dá gosto a gente ver / tem varanda , tem jardim / ainda agora estou esperando/ uma rede para mim / a embalar de quando em quando / minha casa é uma riqueza / pelas joias que ela tem / minha casa tem de tudo / tanta coisa de valor / minha casa não tem nada / vivo só, não tenho amor ".
Música " Minha Casa " de Joubert de Carvalho .
O legado de Joubert de Carvalho vai permanecer por muito tempo como um exemplo de uma vida regular dedicada à difícil arte de Hipócrates, em perfeita conjunção com o efervescente mundo da música e da boêmia.
Joubert , contudo, nunca foi boêmio, nem tocou em álcool, e os botequins jamais o atraíram.
Ponto Final !
Pode ser uma imagem de 1 pessoa
Todas as reações:
Martinho Rodrigues, Josias Cavalcante e outras 2 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário