domingo, 19 de fevereiro de 2023

 Carnaval Cearense de Outrora

" Felinto , Pedro Salgado , Guilherme , Fenelon / cadê seus blocos famosos / Bloco das Flores , Andaluzas, Pirilampos , Apois - Fum / dos carnavais saudosos / na alta madrugada/ o coro entoava / o som da marcha - regresso /e era o sucesso dos tempos ideais / do velho Raul Moraes / adeus , adeus , minha gente / que já cantamos bastante / e Recife adormecia / ficava a sonhar / ao som da triste melodia " .
Frevo " Evocação número 1, de Nelson Ferreira.
E a lembrança me joga de cheio no colo de uma Fortaleza adolescente com vestido de chita, aí pelos anos 60 , à luz fria da lua e à brisa suave dos verdes mares bravios de Alencar , que se aluía de sua pachorrenta quietude, por ocasião do tríduo carnavalesco , sob o comando do Rei - Momo Luizão I e Único . Outras majestades mominas cabeças- chatas :
Ponce de Leon , Cirão , Javeh , Irapuan Lima , e Jurandir Mitoso .
O quartel general da fuzarca situava - se num casarão encrustado no entroncamento das ruas Rodrigues Junior e Pero Coelho , defronte a minha residência, onde em muitas noites dormi embalado pelo som daquele frevo choroso , Evocação Número 1 . Desde então, sempre associei um sentimento de tristeza atávica, acrescida de falsa alegria , a muitos sucessos musicais carnavalescos :
" Confete , pedacinho colorido de saudade / ai , ai , ai , ai/ ao te ver na fantasia que usei / confete , confesso que chorei/ chorei porque lembrei o carnaval que passou/ aquela Colombina que comigo brincou / ai, ai, ai, ai/ confete , saudade do amor que se acabou ".
Composição musical Confete , de David Nasser .
Em alguns lares ocorriam " assaltos " onde brincantes armavam uma festa sem aviso , tudo em nome da fuzarca . A folia inundava os salões dos clubes :
Náutico , Ideal , Diários, Iate , Líbano, Maguari , Comercial , Ícaro, Clube da Barra .
O corso de veículos automotivos pelas Avenidas D. Manoel , Heráclito Graça , e Imperador , carregava gente rica da cidade e as damas das pensões alegres :
Continental , Hollywood, Leila , Oitenta , Bar da Alegria , e Fascinação .
Havia ainda espaço para os desfiles de blocos , cordões e maracatus :
Maracatus Às de Paus , Às de Espadas , Às de Ouro , Leão Coroado , e os blocos Prova de Fogo , Cordão das Coca - Colas , e Escola de Samba Luiz Assunção .
" Quanto riso / oh ! quanta alegria/ mais de mil palhaços no salão/ Arlequim está chorando pelo amor de Colombina/ no meio da multidão/ foi bom te ver outra vez / está fazendo um ano / foi no carnaval que passou/ eu sou aquele Pierrô/ que te abraçou/ que te beijou , meu amor/ naquela máscara negra / que encobre teu rosto / eu quero matar a saudade/ vou beijar - te agora / não me leve a mal / hoje é carnaval ".
Composição musical " Máscara Negra , de Zé Keti .
Os brincantes anônimos , " os papangus " , " a arraia - miúda " tangidos dos bairros longínquos , em bandos armados de serpentinas e confetes , tiravam sarros com todos . Uns poucos privilegiados exibiam como raros troféus, frascos de lança - perfumes Rhodia , por conta e graça de contrabandistas que irrigavam as praças da cidade com aquele belicoso artefato.
O Samdu e a Assistência Municipal ( Palácio de Mercúrio Cromo ) , davam guarida àqueles foliões que se excediam nas libações impróprias, em decorrência de arritmias cardíacas ou coma alcoólica .
Quem rápido se recuperava ainda ganhava um bônus para voltar à gandaia momina .
O Poeta Antônio Nóbrega , com um coração leve e colorido de colibri , num ritmo de frevo , fandango e galope , faz - se presente com uma rara joia musical ( Carrossel do Destino ) :
" Deixo os versos que escrevi / as cantigas que cantei/ cinco ou seis coisas que eu sei / e um milhão que esqueci /deixo este mundo daqui/ selva com lei de cassino / vou renascer num menino / num país além do mar / licença , eu vou rodar / no carrossel do destino/ enquanto eu puder viver / tudo que o coração sente / o tempo estará presente/ passando sem resistir / na hora que eu for partir/ para as nuvens do divino / que a viola seja o sino / tocando pra me guiar /licença que eu vou rodar / no carrossel do destino/ romances e epopeias/ me pedindo pra brotar/ e eu tangendo devagar/ a boiada das ideias / sempre em busca das colmeias/ onde brota o mel mais fino / e um só verso , pequenino / mas que mereça ficar / licença que eu vou rodar / no carrossel do destino " .
E Viva Zé Pereira !
"
Pode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé e ao ar livre
Todas as reações:
Jandira Cardoso, Augusto Cesar Benevides e outras 9 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário