domingo, 18 de dezembro de 2022

 Minha Pátria e Testamento , de Filgueiras Lima

" Minha Pátria,
Onde estás ?
Vejo - te em sonho
Mais bela do que em realidade és.
Quero - te no coração
E foges ao meu afeto .
Ouço - te , e não te entendo mais .
Pátria !
Já não sei mais cantar - te
Em versos feitos com o teu ritmo e o teu sangue
E com as puras e líricas palavras
Do meu amor e da minha ânsia.
Onde estás, que não te reconheço ? "
Legarei aos pássaros,
Que foram meus professores de poética
Às flores,
Que me deram lições de renúncia e doação,
À água,
Que me ensinou a ser simples , sendo sonora,
Ao sol , ao mar , ao vento , à montanha e às estrelas ,
Onde busquei inspiração e ritmo,
- Tudo o que há em mim , como seu reflexo,
Devolvendo a poesia que me deram
Em luz ,
Em cor ,
Em música,
Em perfume ...
Se a sorvi da natureza ,
Hei de deixá-la em tudo que me envolve,
Para que minha lembrança permaneça
No poema que não foi escrito,
Mas ficou
Vibrando
No tempo ."
Antônio Filgueiras Lima : 21.05.1909 , Lavras da Mangabeira , Ceará ; 28.09.1965 , Fortaleza, Ceará.
Um dos vultos mais expressivos da cultura cearense :
Educador , jornalista , poeta , escritor , conferencista , tribuno , professor , bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais , pela Faculdade de Direito do Estado do Ceará.
Pode ser uma imagem de crepúsculo, palmeiras e céu
Martinho Rodrigues, Sergio Macedo e outras 15 pessoas
13 comentários
1 compartilhamento
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário