domingo, 18 de dezembro de 2022

 Fortaleza , a bela loira desposada do sol

Poemas para aplacar a saudade de uma bucólica Fortaleza de antanho no versejar amoroso de Artur Eduardo Benevides , e de , Gastão Justa , dois menestreis cearenses.
" Fortaleza - cidade pequenina - / que eu conheci nos tempos de criança / sem mendigos , sem fome , na abastança/ da mesa farta , variada e fina / sem o avião que , no alto , ronca e dança/ sem rádio ; sem o berro da buzina do automóvel / que espanta e que assassina / a sua vida era risonha e mansa / Fortaleza pousada sobre a areia / descalça e linda , refulgindo do alto / sob o mago esplendor da lua cheia / Fortaleza , pequena e engraçadinha/ de saia curta , taful, sem sobressalto / cantando o " Dominé " e a " Cirandinha " ... /
Fortaleza do Meu Tempo , composição de Gastão Justa
" Não tens Capibaribes ao luar/ não tens ilhas defronte / não tens pontes / não tens ventos terríveis, minuanos/ não tens brumas , montanhas , nem fortins / és pobre , Cidade / mas és bela / tens mistérios e muita adolescência/ se contemplo teu vulto, penso em rosas/ tenho pétalas em mim , se ti murmuro / quanto és mansa e bucólica , e pura / e bela , e jovem, ó grande flor atlântica/ plantada mais em nós do que no chão! / Cidade das velhas serenatas/ das pastorinhas e fandangos/ das retretas românticas , das valsas/ de usanças que o tempo já não traz/ quem foi que sepultou teus violões/ tuas cirandas , modinhas e quermesses/ tuas festas de Reis, tuas lanternas / teus sobrados, serôes e bandolins ? / quanto sofro por ti , pois te desnudam / e ti tornam uma girl made in U.S.A. / e já não ouves os sinos que te chamam / para Nossa Senhora da Assunção/ Cidade de lagoas circundantes / e de becos solitários e cruéis! / Lagoa de Mondubim /Lagoa de Pirocaia/ Lagoa de Maraponga / Lagoa da Onça/ Lagoa Feia / Lagoa do Tauape ! / na Praça do Ferreira - desvairada - / teu coração se encontra palpitando/ e sofre as tuas dores e retém / a memória gentil da tua infância/ Cidade essencial/ Cidade marítima/ eu sempre te amei / tenho versos que um dia cantarei/ às tuas praias amplas , ao teu mar / onde pousam jangadas e canções/ Praia de Iracema/ Praia do Mucuripe/ Praia do Meireles/ Volta da Jurema / Praia Formosa / Praia do Futuro/ Praia do Pirambu !/ oh ! Os teus bairros tão doces e tranquilos / que recordam as canções dos seresteiros / Aldeota , Benfica, Alagadiço/ Piedade , Prainha, Navegantes / Jacarecanga, porangabussu ! / Cidade de meus filhos, minhas lutas , meus exilios, desejos , solidões/ Cidade onde é possível o amor de outrora / chegar ao nosso olhar , claro e esquivo/ e em nós ser como foi nos velhos tempos / profundo é o meu amor , oh ! Fortaleza/ e grávido de ti , tão vasto como teus céus escampos em setembro/ em ti me guardo , guarda - te em mim / minha pobre edelweis , barco ancorado / minha guitarra se eu for português! / "
Composição " Canto de Amor a Fortaleza " , de Artur Eduardo Benevides .
Pode ser uma imagem de céu, crepúsculo, natureza e oceano
Martinho Rodrigues, Sergio Macedo e outras 17 pessoas
5 comentários
1 compartilhamento
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário