sexta-feira, 11 de novembro de 2022

 Gricel , Um Tango e Uma História de Amor

Para Bia Medeiros
Um pungente tango composto no ano de 1942 pelo argentino José Maria Contursi ( 1911 - 1972 ) . A letra faz uma amorosa homenagem a Susana Gricel Viganó ( 1920 - 1994 ). O autor da música , a época com 31 anos de idade , oficialmente casado e pai de quatro filhos , viveu um tórrido romance com Gricel , um mimo em juventude e formosura .
Mesmo sob o cerrado fogo da paixão, nas garras do Cupido, a lhe consumir a alma , Contursi optou por manter a continuidade de seu casamento, pagando um alto tributo em dor e remorso por conta da estoica decisão.
Mais adiante , a roda do destino obsequiou aos dois pombinhos um novo renascer : Contursi, subitamente , ficou viúvo, e Gricel foi abandonada pelo marido. O antigo romance foi reatado com a paixão digna dos grandes amores e como nos contos de fadas, Gricel e Contursi viveram felizes para sempre.
E vivam o amor e a vida ! Amém!
A divina dama argentina Mercedes Sosa ( ( 1935 - 2009 ) , " La Negra " , eternizou o belo tango Gricel, da autoria de José Maria Contursi, a seguir , em tradução livre:
" Não devia pensar, jamais
Em lograr teu coração
E , no entanto , te busquei
Até que um dia te encontrei
E com meus beijos te aturdi
Sem importar - me que eras boa
Tua ilusão foi o cristal
Se rompeu quando parti
Pois nunca , nunca mais voltei
Que amargura foi tua pena !
Não te esqueças de mim
De tua Gricel
Me disseste ao beijar
O Cristo aquele
E hoje que vivo enlouquecido
Porque não te esqueci
Nem te recorda - se de mim
Gricel , Gricel !
Me faltou depois tua voz
E o calor de teu mirar
E como louco te busquei
Porém já nunca te encontrei
E em outros beijos me aturdi...
Minha vida toda foi um engano !
Que será, Gricel de mim ?
Se cumpriu a lei de Deus
Porque suas culpas já pagou
Quem te fez tanto dano ".
Nenhuma descrição de foto disponível.
Jandira Cardoso, Thermodiagnose Nogueira e outras 2 pessoas
1 comentário
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário