terça-feira, 8 de novembro de 2022

 Alexandre III da Macedônia

Alexandre , filho de Felipe III e de Olímpia, na Macedônia, teve como tutor o filósofo Aristóteles. Cedo , herdou o trono de seu pai que morreu assassinado. Em 334 a.C , Alexandre , aos 22 anos de idade , partiu para ganhar várias batalhas pelo mundo afora , abarcando a Grécia, a Macedônia e todo o Oriente Médio. Ainda em vida , Alexandre foi reverenciado como um deus e descrito como o único filósofo que pegava em armas. Ele batizou uma cidade do Indo como Bucéfala, em homenagem a seu cavalo Bucéfalo, que morrera em batalha .
Alexandre , ufano, declarava : " Somente o sexo e o sono me tornam consciente de que sou mortal" .
Ele teve várias amantes , e uma delas , Roxane lhe deu um filho , Alexandre IV , que aos 14 anos foi assassinado. Que sina , meu Zeus !
Alexandre da Macedônia também viveu um grande amor na figura de um amigo de infância, Heféstion, que se tornou um de seus generais e conselheiros .
Alexandre III quando assumiu o trono após a morte de seu pai , Felipe III, mandou executar todos os pretendentes rivais , incluindo um seu meio - irmão, ainda uma criança.
Cada vez mais despótico, Alexandre III da Macedônia faleceu aos 32 anos de idade , em 323 a.C , após 11 dias de uma febre de obscura , mas possivelmente causada por veneno , excesso de bebida alcoólica ou infecção ( tifo ou malária ).
Um sarcófago de ouro para guardar a memória de Alexandre , desapareceu após algum tempo , e hoje seu destino é desconhecido .
Hodiernamente , muitos na língua e no discurso, parecem prenhes de mel , mas nas ações e nos corações destilam fel e ácido vinagre . Um dia a casa cai !
" Você não me assusta, lobinho !
Não tenho medo de você
Lobinho, não tenho medo de você.
Há muito tempo atrás
Três porquinhos viviam no bosque
Não davam muita atenção
Pro grande lobo mau
O primeiro não era astuto
Fez sua casa no arbusto
Tocava a sua flauta
Brincava pela mata
O segundo não tinha medo
Fez sua casa com um feno
Tocava seu violino
Brincava com os amigos
O terceiro falou logo :
- Minha casa é de tijolos
Não vou tentar nem dançar
Assim não vou acabar
Ai, esse lobo mau não tá com nada
Eu quero ver ele vir aqui
E soprar e destruir minha casa
Mas o grande dia veio
O lobo mau pegou os lobinhos de jeito
Soprou as casas pro ar
Mas uma não pôde abalar
Todos correram para a casa de tijolo
E ninguém ficou machucado ".
Quem tem medo do Lobo Mau ?
Nenhuma descrição de foto disponível.
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário