sexta-feira, 28 de maio de 2021

 Saudade de Darcy Ribeiro , um gênio caboclo

Darcy Ribeiro (1922 - 1997) , mineiro de Montes Claros : " Dizem que fui fundado, o que não é verdade, posto que nasci de parto natural. Cresci fazendo as bobagens habituais. Moço, quis ser médico e terminei antropólogo."
"Eu ! Sei perfeitamente quem sou eu, que sou. Um ser minúsculo, sei, mortal , de existência brevíssima colocado na calota do universo. Aqui posto, olho as infinitudes que para além de mim, sem fim, se desdobram num universo imenso, eterno. Inútil. Também posso voltar - me para mim, atento às voltas de meus intestinos ou para meu sentimento do mundo. O atrativo mesmo é olhar a meu redor , ver as gentes parecidas comigo, sobretudo as de sexo complementar que aí estejam pelejando, convivíveis. Espantosa é a visão, se me exorbito e olho lá pra fora, para este mundão de grandeza inesgotável independente de mim, a mim indiferente. Um despautério: tanta magnitude fútil, tanta eternidade oca...
O que me comove mesmo é a relação eu e os mais. Não é uma visão de mim sem eles, nem deles sem mim. É sempre a visão de mim com eles, parte deles; nós todos nos comunicando com espermas e palavras para nos perpertuarmos e nos entendermos...
Porque o Brasil não deu certo? Ainda não deu ! Vai dar ? Como ? Por que caminho ?"
" O ideal seria fazer do planeta Terra o jardim dos homens , o santuário das plantas e dos bichos e, nele, um mundo justo e belo, em que toda a gente comesse todo dia e cada um respeitasse os direitos de todos os outros."
Em Pindorama, nos dias hodiernos , senhores toscos , parvos , mascarados de arautos da moralidade , montam num circo mambembe , uma farsa onde todos sabem qual o final : uma grande pizza .
Saudade do gênio caboclo Darcy Ribeiro !
Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas
Sheylane Martins, Jandira Cardoso e outras 14 pessoas
3 comentários
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário