domingo, 3 de maio de 2020

A Indesejada das Gentes
"Synochus catarrhalis era o nome de uma doença epidêmica , clinicamente individualizada desde tempos remotos e que periodicamente, cada vez com maior extensão,  assola a humanidade. Essa extensão está relacionada à velocidade sempre crescente das comunicações... O nome gripe vem do meio do século passado e foi primeiro empregado por Sauvages, de Montpellier, tendo em conta o aspecto tenso, contraído,  encrespado, amarrotado - grippé- que ele julgou ver na cara de seus doentes.

Aterrava a velocidade do contágio e o número de pessoas que estavam sendo acometidas. Nenhuma de nossas calamidades chegara aos pés da moléstia reinante: o terrível não era o número de causalidades - mas não haver quem fabricasse  caixões,  quem os levasse ao cemitério,  quem abrisse covas e enterrasse os mortos...."

Excertos do livro "Chão de Ferro" , da autoria de Pedro Nava ( 1903 - 1984 ) , médico,  escritor, poeta , memorialista , onde relata o que viu na Gripe Espanhola , no Rio de Janeiro em 1918. 

"Quando morto estiver meu corpo
Não quero caixão de verniz 
Ou ramalhetes distintos,
Os superfinos candelabros
E as discretas decorações 

Eu quero a morte com mau gosto !....
Não me envolvam num lençol:
A franciscana humildade,
Bem sabeis que não se casa
Com meu amor pela Carne
Com meu apego ao Mundo...

- Meus amigos ! Lembrem de mim.
Se não de mim, deste morto,
Deste pobre terrível morto,
Que vai se deitar para sempre, 
Calçando sapatos novos !

Rio de Janeiro,  23 de julho de 1938.
Excertos do poema "O Defunto" , da autoria do médico , memorialista  Pedro Nava (1903 - 1984).

Nesta tarde domingo do pé de cachimbo, na agradável companhia de Pedro Nava, assistindo num burgo, sei lá onde,  uma gente parecendo feliz da vida , zombando da "indesejada das gentes" , tão longe e tão perto , que dá para sentir o hálito frio da Parca,  por conta da quase total falta de máscaras utilizadas pelos presentes !

Nenhum comentário:

Postar um comentário