segunda-feira, 4 de novembro de 2019


Vejo o manto desta noite de domingo de novembro, iluminado por artefatos humanos, num raio de luminosas lágrimas, comemorando a chegada de Papai Noel num certo recanto de Fortaleza. Aqui no meu pequeno mundo fico a cismar condoído com pequenas crianças seminuas , deitadas em calçadas ou debaixo viadutos, exatamente , como o Menino Jesus na sua manjedoura de Belém.
"Dos berços de linho e seda/aos ninhos de palha podre,/onde houver uma criança ou um coração de criança/aí será o meu Natal./ Não no coração dos ricos que me exploram /que me ofendem, que me ignoram/ que me vendem quando aos pobres fazem mal;/não nas mesas dos tiranos, dos perversos, dos falsários,/ dos que matam, dos que enganam/ dos que abusam dos ingênuos para os fins mais desumanos/ como as guerras que se tramam com as armas mais letais;
Não nos corações malditos que me compram , que me escambam, / que me afligem nos aflitos/ e perseguem aos que eu amo: estes não terão Natal./ Meu Natal é dos humildes, é o Natal das lavadeiras,/dos porteiros, dos mendigos/dos policiais, dos serventes,/dos garis ,dos faxineiros, das enfermeiras que velam, / das professoras que educam, dos salva - vidas que salvam/dos que criam, dos que zelam pelos velhos que caducam:/ estes sim , terão Natal. Meu Natal é dos que sofrem; / dos doentes incuráveis; das amadas esquecidas; dos loucos irresponsáveis e das crianças perdidas.
Meu Natal é dos que lutam para viver nas cidades,/nos sertões despovoados , nas casas e nos casebres,/ nos abrigos e orfanatos, nas pocilgas e masmorras, / nos hospícios e hospitais, nos porões e albergues, / nas celas dos condenados, nas celas dos consagrados/nos berçários, nas igrejas, nas falas dos namorados/ nos presentes , nos brinquedos, mas sobretudo no homem, sim, nos filhos das mulheres.
Onde houver uma criança ou um coração de criança, /aí será meu Natal. Estarei por toda parte : nas penas dos que trabalham,/ nas portas das que se vendem, nas lágrimas dos que choram,/nos corações dos que cantam, nos olhares dos dementes./nos beliches e nas redes, nas esteiras e nas camas,/ sob os tetos, sob as pontes, sob as pedras, sob as luas /nos seios das que amamentam, nos ventres das que me esperam,/ na angústia das que me abortam, / no esquife das que morreram , onde houver uma criança,
Aí será meu Natal "
Meu Natal ( Paulo Gomide - 1912 - 1982 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário