sábado, 16 de novembro de 2019



O Poeta/Médico Laurindo Rabelo

"O que fazes, ó minha alma !/coração porque te agitas?/coração, porque palpitas?/porque palpitas em vão ?/se aquele que tanto adoras/te despreza, como ingrato, /coração, sê mais sensato,/busca outro coração!/
Corre o ribeiro suave/pela terra brandamente/se o plano condescendente/ dele se deixa regar;/mas , se encontra algum tropeço/que o leve curso lhe prive,/busca logo outro declive,/vai correr noutro lugar.
Segue o exemplo das águas;/coração, porque te agitas?/coração, porque palpitas?/porque palpitas em vão?/se aquele que tanto adoras/ te despreza, como ingrato,/coração, sê mais sensato,/busca outro coração!/
Nasce a planta, a planta cresce,/vai contente vegetando,/só por onde vai achando/terra própria a seu viver;/mas , se acaso a terra estéril/ as raizes lhe é veneno ,/ela vai noutro terreno/ as raízes esconder.
Segue o exemplo da planta;/coração, porque te agitas?/coração, porque palpitas?/porque palpitas em vão?/se aquele que tanto adoras/te despreza, como ingrato/coração, sê mais sensato,/busca outro coração!
Saiba a ingrata que punir/também sei tamanho agravo/se me trata como escravo,/mostrarei que sou senhor;/como as águas, como a planta,/fugirei dessa homicida;/quero dar a um'alma fida/ minha vida e meu amor "
Poema " A Minha Resolução " , da autoria de Laurindo Rabelo.
Laurindo José da Silva Rabelo ( 1826 - 1864 ), nasceu e morreu no Rio de Janeiro. De origem humilde , mestiço, teve uma vida prenhe de sacrifícios. Cursou o Seminário São José e a Escola Militar . Ingressou , posteriormente na Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro e graduou - se na Bahia. Casou - se com a Sra. Adelaide Luiza Cordeiro e não deixou descendentes.Faleceu aos 38 anos de idade em decorrência de uma doença cardíaca.
Foi um médico, professor , boêmio e poeta popular , de cunho amargo e pessimista. Pertenceu à Academia Brasileira de Letras , Cadeira 26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário