sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Maternidade Dr. João Moreira
Um Eterno Agradecimento

Em Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, uma singela Casa de Saúde situada numa área central da cidade, ao lado da Praça da Lagoinha , dava abrigo a uma grande maternidade que acolhia pacientes em transe de parto ou de aborto : Maternidade Dr. João Moreira , a querida " Moreirinha ", parte integrante do Hospital Dr. César Cals , naqueles idos de 70 do século passado. Alunos graduandos de medicina da UFC recebiam de nobres obstetras e de parteiras de primeiro quilate noções de como se conduzir diante daquelas benditas filhas de Deus. Os nossos anjos da guarda , as parteiras Chaguinha , Chicuta , Bandeira , Nilse , Mozarina , Vilanir, Salete e Zefinha, ajudavam os alunos a segurarem os bebês que ensaboados deslizavam pelo canal de parto. Era o saber popular prestando conta à ciência organizada e seus doutores.
A " Moreirinha " atendia indigentes , criaturas desprovidas de quaisquer recursos financeiros, como empregadas domésticas, mães solteiras desgarradas da família e outras , vindas de todos os rincões do Ceará.
Os obstetras de plantão, quase, invariavelmente , do gênero masculino , só eram acionados para executar procedimentos cirúrgicos como parto a fórceps ou cesárea. O diretor da maternidade à época era um grave senhor, sempre com um cachimbo a fumegar , portando uma intrigante casmurrice. Assim se apresentava o Dr. José Carlos Ribeiro , CREMEC número 1, uma nobre figura humana que amava seus pequenos aprendizes da arte de partejar.
Fica meu preito de gratidão aos seguintes obstetras , queridos mestres daquela maternidade:
Antônio Ciríaco de Holanda Neto (Chefe de Clínica) , Juarez de Souza Carvalho , Mário Noleto Guimarães, Francisco Tavares Teixeira, Onildo Gusmão, Ormando Rodrigues Campos , Wilson Moreira , Francisco Pereira dos Santos , Arnaldo Afonso Alves de Carvalho , João Alberto Gurgel do Amaral , Laerte Colares, José Aluízio da Silva Soares e Juraci Jesuíno da Silva.
Fiquem certos , caros mestres , o material que os senhores me ofertaram, sem nada me cobrar , continua a me iluminar , e vai comigo , bem junto ao peito , por todo o sempre.
Que Deus os abençoe !

Nenhum comentário:

Postar um comentário