sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Aos Queridos Mestres da Vida




"Vem cá, filho meu, disse- me minha mãe um dia. Quero que respondas com honestidade uma questão importante que vou arguir. Quero saber neste momento se algo justifica que tenhas desejado ser professor.
Diz - me , filho: se Deus te dera a ventura de voltar a nascer novamente, o que gostarias de ser ?
- Serias sacerdote ?

- Creio em Deus, mãe, não nego sua existência, porém minha forma de sentir é tão débil que prefiro ser outra coisa.
- Provavelmente serias um médico?
- Os doutores, mãe, são seres que escolheram a missão mais difícil na vida, cuidar e preservar a vida humana. Bela profissão, porém não a desejo.
- Então, engenheiro ?
- Também, não, mãe, creio que jamais tenha pensado em laborar transformando matérias inertes em possíveis Torres de Babel. Engenheiro, jamais !
- Agora, se bem atinares, serias poeta , não?
- Que mais quisera eu , querida mãe, porém meu pensamento é tão torpe e minha pena tão débil que as musas do parnaso de mim fugiriam !
- Então, advogado ?
- Para ser advogado necessitaria a obstinação de um Quixote e a sensatez de um Sancho Pança. Ser advogado seria demais para mim. Se Deus me dera a dádiva de nascer novamente, tornaria a beber para aplacar a minha sede, a água de um regato , tornaria a dormir sob a copa de uma árvore, cansado , mas feliz, com um livro debaixo do braço. Voltaria a escutar vozes infantis, respondendo presente a minha chamada. Sim, mãe, ainda que houvesse mil e uma profissões, se Deus me dera a ventura de voltar tudo de novo, não duvide, mãe, eu tornaria a ser um simples professor ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário