quarta-feira, 17 de julho de 2019

Belchior e Drummond : Um Poético Encontro
"Que metro serve
Para medir - nos ?
Que forma é nossa
E que conteúdo?
Contemos algo ?
Somos contidos ?
Dão - nos um nome ?
Estamos vivos ?
( Nunca se funda
Nem se criara.
Mistério é o tempo
Inigualável. )
Perguntas em Forma de Cavalo Marinho : poema de Carlos Drummond de Andrade ( 1902 - 1987 ) integrante do livro Claro Enigma , do ano de 1951.
"Eu também já fui brasileiro
Moreno como vocês.
Ponteei viola, guiei forde
E aprendi na mesa dos bares
Que o nacionalismo é uma virtude.
Mas há uma hora em que todos os bares se fecham
E todas as virtudes se negam.
Eu também já fui poeta.
Bastava olhar para mulher,
Pensava logo nas estrelas
E outros substantivos celestes.
Mas eram tantas, o céu tamanho,
Minha poesia perturbou- se.
Eu também já tive ritmo.
Fazia isso , dizia aquilo.
E meus amigos me queriam,
Meus inimigos me odiavam.
Eu irônico deslizava
Satisfeito de ter meu ritmo.
Mas acabei confundindo tudo.
Hoje não deslizo mais não,
Não sou irônico mais não ,
Não tenho ritmo mais não. "
Também Já Fui Brasileiro : poema de Carlos Drummond de Andrade , que integra o livro Alguma Poesia , do ano de 1930.
Em 2004 surge no mercado o álbum As Várias Caras de Drummond, com dois CDs contendo 31 poemas do poeta de Itabira, selecionados , musicados e interpretados por Belchior ( 1946 - 2017 ) , além de gravuras do bardo mineiro executadas pelo rapaz latinoamericano. Um belo encontro entre duas expressivas figuras de nossas belas letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário