sexta-feira, 3 de maio de 2019

Praia do Futuro I

"Duna branca , lua imensa, Maria deita/ nua e branda como as nuvens que a lua enleita /duas tranças, uma flor e Maria enfeita/suas mansas curvas cheias que a areia aceita/era noite de verão/vi o amor nascer num sorriso seu/o luar me convidou/o mar nos temperou e ela me envolveu/nessa rede ela prendeu/ minha doce vil , minha solidão/nessa rede vi nascer minha liberdade/ tua rede, minha sede/e o amor te trouxe/quero ver o mar salgando teu seio doce/e em cadeias de amor puro /viver guardado/joga areias do Futuro no meu passado"
Canção Maria do Futuro, da autoria de Taiguara ( 1945 - 1996 ) , menestrel nascido , ocasionalmente , em Montevidéu, e que viveu no Rio de Janeiro. Rabiscou estes mimosos versos nas areias da praia como um Anchieta moderno .
A Praia do Futuro I nas décadas de 60 e 70 do século passado, encontrava - se ao leste de Fortaleza , com início nos bairros do Mucuripe e Cais do Porto indo até as imediações do Clube de Engenharia.
Na área , além das dunas brancas que serviam aos encontros amorosos , pululavam, formando um colar na orla marítima , várias barracas como :
Balanço do Mar ; Bola Branca ; Bariloche; Mandacaru ; Chez Pierre ; Kabuletê , dentre outras. Ali todas as noites rolava música ao vivo com a ala brega da MPB. Compunham o escrete :
Waldick Soriano , Wando, Odair José; Benito di Paula ; Nelson Ned; Lindomar Castilho ; Agnaldo Timóteo ; Paulo César ; Cláudia Barroso ; Carmen Silva e Reginaldo Rossi.
Esta turma da fossa vinha ocupar os lugares de gente boa da música dor de cotovelo como Anísio Silva , Nelson Goncalves , Orlando Silva , Carlos Galhardo e Orlando Dias.
" Eu não sou cachorro não/para viver tão humilhado/eu não sou cachorro não/para ser tão desprezado /tu não sabes compreender/quem te ama, quem te adora /tu só sabes maltratar - me/ e é por isso que eu vou embora/a pior coisa do mundo /é amar sem ser amado/ quem despreza um grande amor/não merece ser feliz/nem tão pouco ser amado/tu devias compreender/que por ti, tenho paixão/ pelo nosso amor ,/pelo amor de Deus /eu não sou cachorro não. "
Canção Eu não sou Cachorro Não, da autoria de Waldick Soriano ( 1933 - 2008 ).
" Hoje que a noite está calma/e que minh'alma esperava por ti/apareceste afinal/torturando este ser que te adora/volta , fica comigo/só mais uma noite/quero viver junto a ti/volta meu amor/fica comigo, não me desprezes/a noite é nossa /e o meu amor pertence a ti/hoje eu quero paz/ quero ternura em nossas vidas/quero viver por toda vida/pensando em ti."
Torturas de Amor , da autoria de Waldick Soriano.
A galera que ainda tivesse disposição naquela altura do campeonato, podia terminar a noite pegando o sol com a mão, ali pertinho, no aconchegante Bairro do Farol do Mucuripe, no famoso e inocente Forró da Bala.
E Queima Rapaziada !

Nenhum comentário:

Postar um comentário