sexta-feira, 17 de maio de 2019

Nat King Cole no Brasil
Para a Dra. Rita Gonçalves.
Corria o ano de 1959 quando Nat King Cole ( 1919 - 1965 ) , visitou o Brasil para breves apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro. Era a política do Tio Sam de aproximação com os países de língua espanhola /portuguesa em plena Guerra Fria ( Rússia - Estados Unidos ). O gigante de ébano do Alabama , gravou num estranho portunhol, várias pérolas do cancioneiro sul-americano.
Sob a luz baça de um poste no cruzamento das ruas Rodrigues Júnior e Pero Coelho , ouvi o som de uma eletrola gemendo na casa de um casal sem filhos - Sr. Ernani e Dona Altair - a voz romântica de Nat King Cole :
"Ansiedade/de ter - te em meus braços/murmurando palavras de amor/ansiedade/de ter os seus encantos/e tua boca voltar a beijar/quem sabe estão chorando/meus pensamentos/as lágrimas são pérolas/que caem no mar/o eco adormecido /desse meu lamento/te faz estar presente/no meu sonhar/quem sabe estás chorando/ao recordar - me/ e aperte o meu retrato com frenesi/e chega ao teu ouvido/a melodia selvagem/ que é toda a tristeza de estar sem ti "
Letra da composição " Ansiedad" , em tradução livre.
"Quero chorar, não tenho lágrimas/ que me rolem na face/para me socorrer/se eu chorasse, talvez desabafasse/o que sinto no peito e não possa dizer/só porque não tenho lágrimas/eu vivo triste a sofrer/confesso que o riso não tem nenhum valor/a lágrima sentida é um retrato de uma dor/o destino assim quis/de mim te separar/eu quero chorar , não posso/e vivo a implorar"
Composição " Não tenho lágrimas " da autoria de Milton de Oliveira ( 1916 - 1986 ).
"As suas mãos, onde estão?/onde está o seu carinho?/onde está você?/se eu pudesse buscar/se eu soubesse aonde está/seu amor , você/um dia há de chegar/quando eu não sei/você vai procurar/onde eu estiver/sem amor , sem você "
Composição "Suas Mãos " da autoria de Antônio Maria ( 1921 - 1964 ) , jornalista , cronista e boêmio, onde o menino - grande pernambucano expõe sua eterna solidão e que findou, belamente, morrendo de amor . Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário