quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Meu Natal

"Dos berços de linho e seda/aos ninhos de palha podre/onde houver uma criança/ou um coração de criança/aí será meu Natal.
Não no coração dos ricos/que me exploram, que me ofendem/que me ignoram, que me vendem/quando aos pobres fazem mal/não nas mesas dos tiranos/dos perversos , dos falsários/dos que matam, dos que enganam/dos que abusam dos ingênuos/para os fins mais desumanos/como as guerras que se tramam/com as armas mais letais/não nos corações malditos/que me compram, que me escambam /que me afligem nos aflitos/e perseguem aos que eu amo/estes não terão Natal
Meu Natal é dos humildes/é o Natal das lavadeiras/dos porteiros, dos mendigos/dos polícias , dos serventes/dos garis, dos faxineiros/das enfermeiras que velam/das professoras que educam/dos salva - vidas que salvam/dos que criam , dos que zelam/pelos velhos que caducam/estes sim , terão Natal/meu Natal é dos que sofrem/dos doentes incuráveis/das amadas esquecidas/dos loucos irresponsáveis/e das crianças perdidas
Meu Natal é dos que lutam/para viver nas cidades/nos sertões despovoados/nas casas e nos casebres/nos abrigos e orfanatos/nas pocilgas e masmorras/nos hospícios e hospitais/nos porões e albergues/nas celas dos condenados/nas celas dos consagrados/nos berçários, nas igrejas/nas falas dos namorados/nos presentes, nos brinquedos /mas sobretudo no homem/ sim , nós filhos das mulheres
Onde houver uma criança/ou um coração de criança/aí será o meu Natal/estarei por toda parte/nas penas dos que trabalham/nas portas das que se vendem/nas lágrimas dos que choram/nos corações dos que cantam/nos olhares dos dementes/nos beliches e nas redes/nas esteiras e nas camas/sob os tetos, sob as pontes/sob as pedras , sob as luas/nos seios das que amamentam/nos ventres das que me esperam/na angústia das que me abortam/no esquife das que morreram/onde houver uma criança/ou um coração de criança/aí será meu Natal " ( Paulo Gomide ).
Um Natal pleno de bênçãos do Menino Deus para todos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário