terça-feira, 2 de outubro de 2018

O que vivi / O que desejo

"O calendário me informa que mais um ano de minha vida se foi . Vejo o monte de areia na parte inferior da ampulheta. A parte superior, os deuses, por bondade, ocultam - me. Peço - lhes a graça de viver por muitos anos , pois a Vida é muito boa. Mas, para isso ,é preciso que a minha fome seja cada vez maior. Não quero satisfação ou tranqüilidade. Quero é fome. Que todos queijos do mundo com seus múltiplos e estranhos cheiros, sejam poucos para ela " ( Rubem Alves - 1933 - 2014 ).

"Quantos anos tenho ?/que importa isso!/tenho a idade que quero e sinto !/a idade em que posso gritar/sem medo aquilo que penso/fazer o que desejo, sem medo ao fracasso/pois tenho a experiência dos anos vividos/e a força, e a convicção de meus desejos/que importa quantos anos tenho!/não quero pensar nisso!/pois uns dizem que já sou velho/enquanto outros "que estou no apogeu"/porém não é a idade que tenho/nem o que as pessoas dizem/senão o que meu coração sente, e o meu cérebro me dita.../tenho os anos necessários para gritar, o que penso/fazer o que quero, reconhecer os erros velhos/retificar caminhos e somar êxitos/tenho a idade em que as coisas se olham com mais calma/porém com o interesse de seguir crescendo/tenho os anos em que os sonhos/se começam, a acariciar com os dedos/e as ilusões se convertem em esperança/tenho os anos em que o amor/às vezes é uma louca labareda/ansiosa de consumir - se no fogo/de uma paixão desejada/e outras vezes... num remanso de paz, como o entardecer na praia/quantos anos eu tenho ?/não necessito marcá- los com um número/pois os meus desejos alcançados/as lágrimas que pelo caminho derramei/valem muito mais que isso/que importa , se tenho , cinqüenta, sessenta, ou mais!/o que importa é a idade que sinto !/tenho os anos para viver livre/pois levo comigo /a experiência adquirida, e a força dos meus desejos/quantos anos tenho ?/isto a quem lhe importa ?/tenho os anos suficientes, para perder o medo/e fazer, o que quero e sinto/que importa quantos anos tenho, ou quantos espero/se com os anos que tenho.../aprendi a querer o necessário, e agarrar... apenas o bom da vida "
( autoria desconhecida).

A todos os irmãos de caminhada que vieram ao mundo após o término da Segunda Guerra Mundial 
(1945 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário